Por ActionCOACH René Padilla / México

Você sabia que até 95% de nossos pensamentos, emoções e ações todos os dias são automáticos? 

Ou seja, trabalhamos a maior parte do tempo sem nos darmos conta disso, esse mecanismo nos permite operar no mundo senão teríamos que reaprender tudo a cada dia, esse aprendizado ou “programação” tem 4 fases, então passamos de Incompetência inconsciente (não sei o que não sei) para a incompetência consciente (sei que não sei), e depois para a competência consciente (sei que sei) e finalmente competência inconsciente (não sei o que sei). Este processo foi realizado toda vez que desenvolvemos uma nova habilidade ou comportamento até que seja instalado como um hábito em nosso subconsciente. O problema é que esse mecanismo opera tanto para os nossos hábitos positivos quanto negativos, e é difícil reverter esse processo porque, uma vez instalados , são criados circuitos neurais similares às instruções de um ” programa de computador ” instalado em nosso corpo, quando tentamos modificá-los. “Programas” com força de vontade pura , é como tentar desviar um barco do curso programado através do piloto automático do seu sistema de navegação GPS. 

Estudiosos de ciências comportamentais descobriram que uma forma para alavancar essas mudanças é para desenvolver hábitos em 4 diferentes áreas que se reforçam mutualmente e a mudança ajuda a mudar qualquer outro hábito alheios a estes. 

As áreas para trabalhar para desenvolver hábitos positivos são: ALIMENTAÇÃO, SONO, EXERCÍCIO E PENSAMENTOS POSITIVOS. 

Não importa em qual das 4 áreas com as quais começamos, ajudará a mudar as outras , gerando um efeito positivo em nossa vitalidade e força de vontade para gerar mudanças em qualquer outra área de nossas vidas onde tenhamos hábitos negativos . 

ALIMENTAÇÃO: Uma dieta equilibrada é recomendada por ingerir todos os grupos de alimentos, incluindo frutas e legumes , não pular refeições, especialmente café da manhã , não comer demais, especialmente no jantar, evitando alimentos processados 

SONO: dormir 7 a 8 horas de um dia, monitorando a qualidade do sono, não assistir TV em excesso, especialmente antes de dormir 

EXERCÍCIO: Recomenda-se um mínimo de 20 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada diariamente ou de 150 por semana, preferencialmente de manhã, podendo ser uma simples caminhada. 

EMOÇÕES POSITIVAS: As emoções positivas são derivadas de pensamentos positivos que podem ser escolhidos (acima do ponto de poder) ; Ao escolher pensamentos positivos (ver o copo meio cheio em vez de meio vazio ) em uma proporção de 3: 1 em relação aos pensamentos negativos, o equilíbrio é inclinado a nosso favor. Um exercício muito eficaz e poderoso é para manter um diário de gratidão quer no início da manhã ou antes de dormir à noite, desta forma, desenvolver a nossa capacidade de apreciação para se concentrar nos aspectos positivos de cada situação e evento. 

Convido você a colocar essas dicas em prática por 30 dias e verificar os efeitos positivos em seus hábitos e sua vida.