Por ActionCOACH Carlos Alvarado / Guatemala

Como coach de negócios, encontro muitos empresários que depois de alguns meses acabam fechando sua empresa, NÃO alcançando assim seu sonho, de tornar-se um verdadeiro empresário (dono do seu próprio negócio), a questão é: Por que 80% das novas empresas NÃO passam do 2º ano?

A principal razão pela qual as empresas NÃO sobrevivem ao primeiro ano, é porque elas ficam sem dinheiro (capital de giro), pois não planejam seu fluxo de caixa.

A ideia era boa, o produto ou serviço tinha mercado, o público-alvo havia sido definido, possuíam diferencial competitivo (Proposta Única de Venda), inclusive já tinham definido muito bem a sua visão, missão e valores com os quais iria trabalhar, mas então o que aconteceu?

Quando você está começando uma empresa, você tem que estabelecer três cenários: O Otimista, O Realista e O Pessimista, e para cada um deles suas Metas (SMART), em todas as áreas:

  • Vendas:  Número de Prospectos, Taxa de Conversão, Número de Cliente, número de produtos ou serviços para vender, número de transações, valor do Ticket Médio e Margem Bruta.
  • Operações: Cadeia de Suprimentos, níveis de estoque, prazos de entrega, processo de produção e de qualidade.
  • Recursos Humanos: Número de Colaboradores, Qualidade dos Colaboradores e seus respectivos KPIs, bem como sua Composição Salarial.
  • Finanças:  custos fixos, margem líquida, lucros , ponto de equilíbrio, mas acima de tudo a exigência de capital de giro de cada um dos cenários (Nossas metas de vendas têm que ser a de um cenário otimista, mas temos que ter dinheiro para o cenário pessimista), neste ponto é onde a projeção de nosso fluxo de caixa torna-se crítica porque , se NÃO podemos medir como estamos em relação a todos nossos objetivos anteriores, NÃO seremos capazes de estimar corretamente e podemos ficar sem DINHEIRO . Lembre-se de que a principal causa do colapso de uma empresa é a falta de liquidez.

Para o qual todas as metas devem ser SMART:

  • eSpecíficas (Específicas): Suas metas precisam estar definidas, claras e compreensíveis para toda a equipe.
  • Measurable (Mensurável): você precisa estabelecer alguns critérios para medir suas metas, assim você pode avaliar seu progresso ou situação (Onde eu estou: no Otimista, Realista ou Pessimista).
  • Attainable (Alcançável): Lembre-se dos 3 cenários, otimista (mas atingível), Realista (Avaliar o ambiente, a concorrência e os nossos pontos fortes, pessimistas (Qual é o pior que poderia acontecer) .
  • Relevant (Relevante): Como eles afetam o cumprimento ou não, dessas metas na operação do negócio e principalmente no Fluxo de Caixa.

Time Bound (Baseadas no Tempo): Você deve estabelecer um período de tempo para atingir as metas, isso ajudará a ter claridade quanto o início das seguintes atividades, quando parar ou se mover mais lentamente.

Lembre-se de cada Meta nos 3 cenários, para saber em qual deles nos encontramos e assim preparar o Fluxo de Caixa (Cash Flow) necessário para assegurar a continuidade dos negócios. Conseguindo assim, realizar o nosso sonho: Ter uma empresa sustentável com o passar do tempo.