Por ActionCOACH Diego Ruggiero/Argentina

O trabalho em equipe cria uma sinergia humana, que pode ajudar a alcançar objetivos muito maiores que parecem impossíveis se as mesmas pessoas trabalharem sozinhas.

Quando se trata de projetos de construção, é essencial uma boa colaboração entre pessoas que trabalham juntas em equipe. Não é apenas por uma questão de qualidade, mas também por segurança ao trabalhar no canteiro de obras. Uma equipe eficaz pode trazer muitos benefícios para o projeto e a organização:

  • Melhorar a qualidade do trabalho.
  • Melhorar a saúde e segurança.
  • Aumentar a responsabilidade dentro da equipe
  • Melhorar a compreensão mútua entre os membros da equipe.
  • Usar recursos, especialmente tempo
  • Gerar mais ideias e melhores decisões.

Simplesmente reunir pessoas diferentes não pode formar uma boa equipe. Para ter uma cooperação e colaboração tranquilas em um projeto de construção, as seguintes dicas e técnicas podem ajudá-lo:

 

Metas e visão compartilhados

O primeiro passo é definir os objetivos e a visão do projeto de construção e depois se comunicar com todos os membros. Alguns líderes ignoram esse passo crucial ou não deixam essas coisas suficientemente claras. As pessoas precisam entender para que estão trabalhando e como elas contribuem para objetivos comuns. Uma boa meta deve ser SMART:

  • eSpecífico
  • Mensurável
  • Atingível
  • Realista
  • Tempo limitado

Visão compartilhada é a chave para motivar e inspirar os membros da equipe. Uma boa visão precisa criar um senso de propósito e propriedade comuns para cada indivíduo no projeto.

 

Funções e responsabilidades

Em um projeto de construção, existem muitos grupos diferentes, como arquitetos, designers, engenheiros, proprietários, investidores, empreiteiros, subcontratados. Esses grupos de trabalho devem ter uma conexão estreita entre eles para cumprir o prazo e atingir os objetivos gerais do projeto.

Além disso, os líderes de equipe devem atribuir funções e responsabilidades específicas a cada membro da equipe de construção. Para obter os melhores resultados, os líderes devem entender os pontos fortes e fracos de cada indivíduo para combinar com o trabalho, suas competências e sem duplicar os esforços dos membros de sua equipe. Certifique-se de que cada pessoa conheça claramente suas tarefas e que todos se importem.

 

Construindo confiança

As pessoas fazem o seu melhor quando se sentem comprometidas, confiáveis ​​e respeitadas. Você pode criar um ambiente de confiança aumentando a comunicação aberta, incentivando o feedback de todos os participantes e acompanhando as atividades diárias de trabalho para fazer ajustes oportunos.

Como líder, você deve primeiro mostrar sua abertura e lealdade a seus funcionários. Construir confiança é um processo, portanto você deve ser paciente e orientado a detalhes a longo prazo. Quando seus funcionários de diferentes profissões se conhecem bem, eles cooperam com mais eficácia.

Um projeto de construção geralmente leva um longo período. A equipe de construção ideal deve permanecer inalterada desde o início até o final do projeto.

 

Resolução de conflitos

Quando as pessoas trabalham juntas, o conflito é inevitável. Geralmente deriva de diferentes pontos de vista, mal-entendidos e problemas interpessoais. Com a diversidade da força de trabalho na indústria da construção, gerentes e supervisores devem monitorar cada funcionário para reconhecer e gerenciar conflitos imediatamente. Habilidades como escuta ativa, comunicação, negociação, solução de problemas e tomada de decisão são necessárias para que todos os líderes resolvam efetivamente possíveis conflitos. Nunca permita que pequenos problemas se transformem em grandes problemas, o que facilmente leva você a perder o controle.

Acredito que uma equipe de projeto altamente eficaz produzirá resultados de alto nível. Quando todos os membros da equipe se comprometem com o projeto, a produtividade e a segurança melhoram como resultado. Apesar de várias dificuldades e desafios, cada líder deve se lembrar dessas técnicas de construção de uma grande equipe para alcançar projetos de construção bem-sucedidos.