Por ActionCOACH Jorge Ramírez / México

Manter as finanças saudáveis é essencial para manter o sucesso de uma empresa,  isso consiste não apenas em conhecer seus serviços, mas também em tomar ações, implementar controles e determinar indicadores que ajudarão a tomar decisões apropriadas e oportunas.

Quero informar sete pontos importantes que ajudarão você a gerenciar seus negócios e manter suas finanças saudáveis:

  1. Nunca extraia os recursos do seu negócio além de sua capacidade. Seu negócio é como uma árvore, precisa de tempo e cuidado para dar frutos, mas se você também usa para obter lenha, no final não terá mais nada.
  2. Controle seu fluxo de caixa mantendo um equilíbrio entre as entradas e saídas de dinheiro. Tome cuidado para não gastar mais.
  3. Você nunca deve desperdiçar seus produtos ou serviços apenas para vender alguma coisa. Se você não acredita no valor do que oferece, seus clientes também não acreditarão.
  4. Contas pessoais e profissionais separadas. Determine seu salário e não use o dinheiro do seu negócio como sua pequena caixa pessoal.
  5. Não gaste mais do que entra. Limite-se às despesas básicas para manter o negócio funcionando e investir apenas no crescimento quando tiver os recursos ou tiver certeza de que os resultados ajudarão a pagar pelo financiamento.
  6. Invista o dinheiro que está parado. Se você tiver lucros que não utilizará imediatamente, não os deixe na conta corrente. Investigue diferentes mercados de investimento para aumentar seu dinheiro.
  7. Crie e movimente um orçamento. Para manter um controle financeiro adequado, a primeira coisa que você deve fazer é planejar suas receitas e despesas e compará-las com seus números reais. Esse controle ajudará você a fazer os ajustes necessários a tempo de atingir suas metas.

Empresas lucrativas não são aquelas que têm o produto mais inovador ou que têm os preços mais baixos, mas aquelas que sabem como administrar corretamente sua renda e tomar as melhores decisões em tempo hábil. Lembre-se de que um ActionCOACH ajudará você a se concentrar, a dominar suas finanças e a melhorar substancialmente a rentabilidade do seu negócio, entre muitos outros benefícios.