Por ActionCOACH

“Quem estiver livre do fracasso, atire a primeira pedra.” Absolutamente ninguém escapou de qualquer fracasso, seja ele pessoal, nos negócios, profissional ou de trabalho. Todos, em algum momento de suas vidas já fracassaram, a grande lição é encontrar as chaves para aproveitar ao máximo e aprender com esse fracasso.

O medo de falhar pode paralisar o mais valente, mas só quem observa o erro, corrigi-lo, sacudir-se – e persistir – consegue superá-lo, vencer esse medo e ter sucesso.

O homem aprende não apenas com os sucessos, mas também com os fracassos. Errar é uma condição própria do ser humano, e é assim que você deve entender tal fato, não para aprender a fracassar, mas para assumir essa circunstância sob outras perspectivas.

Por exemplo, na perspectiva de um militar, um homem treinado em estratégias e armas de guerra, o fracasso não é uma opção. Eles sabem que vidas estão em jogo, por isso a resiliência é o seu principal recurso para aprender a seguir em frente, apesar das adversidades, manter o foco no objetivo, superar obstáculos e saber como se levantar após a queda. Ir para a batalha pensando em falhar é ir com a derrota como bandeira.

O homem aprende não apenas com os sucessos, mas também com os fracassos. Errar é uma condição própria do ser humano. O medo do fracasso pode paralisar até os mais valentes.
Dos militares e sua concepção de fracasso; eu levo a resiliência. Eles entendem que o fracasso está lá, na área. É uma possibilidade, uma pedra que deve ser superada e levantada. E assim, batalha após batalha, eles fazem da resiliência um hábito. Cair, levantar, sacudir, aprender a melhorar, sofrer, levantar e aprender coisas novas.

Eu me pergunto em que estágio de avanço tecnológico a humanidade estaria hoje, se Steve Jobs, em vez de persistir, avançar e aprender com aquele fracasso, tivesse caído e se permitido ser carregado no poço do fracasso. Ele pegou cada erro e superou. Ele foi mesmo tão imprudente que cometeu erros em parte de sua narrativa para fortalecer sua imagem e a de seu negócio. Jobs aprendeu com seus erros. Ele encontrou a magia do aprendizado e construiu uma reputação tão memorável e positiva ao seu redor que deixou um legado.

Permita-me compartilhar com você algumas chaves que foram eficazes para eu continuar no caminho do sucesso:

Desmistificar o fracasso. Pegue essa palavra e a redefina, não a visualize como um buraco profundo impossível de superar. Identifique esse termo como uma oportunidade apresentada a você de aprender. Por exemplo, você está convencido de que sua ideia de negócio é a melhor, mas você a lançou e nada aconteceu. O que pode ter acontecido? Que você não a executou no momento preciso. Ao assumir isso como uma lição, você se abre para a possibilidade de avaliar e analisar friamente o que aconteceu, para apontar os erros, para melhorá-los, aguardar o momento certo e seguir em frente. Cada erro é o degrau que o levará um passo mais perto do sucesso.

Mostre suas feridas de guerra. As falhas são suas feridas de guerra, então não as esconda, mostre-as com orgulho. Sinta a satisfação de ter sido tão corajoso que se arriscou. Quem não arrisca não falha, mas também não consegue. E ao se abrir e ser franco sobre seus erros, você também abre sua mente e se propõe a aprender com os outros.

Tome uma atitude. Quando uma iniciativa fracassa, pare e pergunte a si mesmo o que realmente o motiva. Visualize aquele sonho que o levou a desenvolver uma ideia, vincule esse objetivo à emoção que sentiu naquela época e se pergunte hoje, quanto você o quer? A resposta permitirá que você refaça sua abordagem e descubra o motivo que o levou a iniciar seu negócio.
Errar é válido, o segredo é ver esse fracasso como uma experiência e uma oportunidade de melhorar.

Comecei esta reflexão com uma grande verdade: “Quem está livre de fracassos atire a primeira pedra”. Quando o proprietário de uma empresa identifica os erros cometidos que levaram à queda e aprende com isso, é a melhor lição que ele pode aprender.

Lembre-se que para auxiliá-lo neste processo você pode contar com a orientação e acompanhamento de um ActionCOACH que estará pronto para ouvi-lo, descobrir os erros e mostrar a melhor maneira de se levantar e dar mais um passo no seu caminho para o sucesso.