Para aqueles de vocês que tiveram algum sucesso como proprietário de uma empresa, parabéns! Há poucas profissões que exigem tantas habilidades e talentos quanto ser emprendedor. Não apenas você precisa administrar seu negócio, mas também precisa trabalhar em todas as posições com sucesso. Ser capaz de manipular tudo ao mesmo tempo é um talento que requer anos de prática, o que torna uma maravilha que a pessoa possa se concentrar em qualquer coisa. Às vezes isso é evidente quando os empresários se sentem tão absorvidos nos menores detalhes de seus negócios que esquecem algumas das partes mais básicas do que é preciso para ter sucesso.

Atrair clientes para o seu negócio é essencial para a sua sobrevivência como uma operação independente; Sem clientes, nada mais existe. Nos dias anteriores, as empresas atraíam clientes através de publicidade e “boca a boca”. Embora essa ainda seja a abordagem adotada hoje, ela é muito menos confiável do que costumava ser. A chegada da Internet mudou completamente a dinâmica entre clientes e empresas: não há mais pessoas limitadas a uma pequena região geográfica para comprar seus produtos. Juntamente com a grande quantidade de informações disponíveis na ponta dos seus dedos, você terá que lidar com pessoas que estão muito melhor equipadas para tomar decisões informadas do que há vinte anos. A resposta das empresas é rastrear, analisar e prever meticulosamente o comportamento futuro dos clientes através do uso de poderosas ferramentas estatísticas e coleta de dados. O uso desses dados para prever e adaptar-se a mudanças no comportamento do cliente é conhecido como análise.

 

As análises estão em uso há algum tempo, mas o nível de profundidade e sofisticação dessas ferramentas supera o que já estava em uso. Quando você compra um produto específico e começa a ver anúncios pop-up em seu navegador, isso é analítico no trabalho. Quando você recebe ofertas personalizadas no e-mail relacionadas a bens e serviços que você compra regularmente, a análise permitiu prever com precisão quais seriam suas necessidades e desejos como um cliente.

Não é necessário entender a matemática por trás das análises para utilizá-las. Como proprietário de uma pequena empresa, identificar e garantir a demografia desejada é extremamente importante. As três dicas a seguir ajudarão a explicar por que a análise pode ser uma ferramenta tão poderosa.

1) Você pode ajustar e formular estratégias de marketing mais facilmente

Não é difícil pensar em uma época em que uma empresa perdeu dinheiro devido a uma campanha de marketing mal concebida. O fracasso do Arch Deluxe é um exemplo particularmente notável; Em 1996, este hambúrguer “adulto” foi revelado a uma fanfarra completa, em grande parte devido à sua representação como um hambúrguer que as crianças não gostariam. O fato de o McDonald’s não ter entendido os desejos e as necessidades de sua base de clientes explica isso em grande medida. Os clientes do McDonald’s não querem luxo, querem comida rápida, barata e acessível. O uso de análises permite entender e prever melhor os produtos desejados do seu cliente.

2) Você pode, facilmente, desvendar o comportamento de cada grupo demográfico.

A demografia pode ser dividida conforme desejado, mas a maioria das empresas e organizações de pesquisa dividem a demografia dos clientes de acordo com três critérios: idade, raça e sexo. O uso de ferramentas analíticas permite que você veja exatamente quais compras demográficas, quando comprá-las e com o que elas respondem fortemente. Hollywood geralmente adapta suas campanhas publicitárias de filmes recém-lançados ao público-alvo esperado. O que você verá promovido em uma comédia romântica é muito diferente do que você veria em um filme Velozes e Furiosos. Ao acompanhar o comportamento de cada grupo demográfico relevante, você pode ter uma ideia melhor de quem são seus clientes e o que eles querem de você como proprietário de uma empresa.

3) Você pode responder rapidamente a mudanças no sentimento do cliente

As análises são simplesmente uma ferramenta: elas fornecem uma análise estatística detalhada de cada compra feita e tudo o que é dito sobre sua empresa para ajudá-lo a tomar decisões mais bem informadas. Eles não podem guiar seu comportamento, apenas influenciá-lo. Embora pareça lógico que os proprietários de empresas monitorem de perto o comportamento de seus clientes, muitos deles desconhecem os detalhes mais básicos da demografia desejada. Com a análise, você não voará às cegas: você saberá exatamente qual efeito cada decisão terá em seu desempenho geral. Isso é especialmente importante para novas empresas que ainda não estabeleceram uma clientela confiável. Se você notar um aumento ou diminuição repentino ou de negócios, as ferramentas de análise fornecerão todas as informações para ver o que mudou e o que não foi alterado. Isso, por sua vez, tornará muito mais fácil tomar decisões bem informadas, baseadas em fatos e não em suposições.