Por ActionCOACH Víctor Anaya/México

Todos nós lembramos de quando nossos pais ou avós nos diziam: “Diga as palavras mágicas” . Normalmente, isso significava “por favor”. Mas há uma palavra transnacional adicional, obrigado. Quem imagina que essa palavra tem tanto poder? Mostrar apreço e reconhecer gratidão aos outros pode ter resultados catárticos. Desde os tempos mais remotos, os filósofos elogiam os benefícios de viver uma vida cheia de gratidão. Mas você não precisa ser Sócrates para entender que ser grato e mostrar apreço contribui para o bem-estar geral.

 

A Harvard Medical School afirma que ” gratidão é uma apreciação de agradecimento pelo que um indivíduo recebe, seja tangível ou intangível ” (Health.harvard.edu, 2020). Pode ser o fato de dizer obrigado por algo que alguns fizeram ou mostrar espontaneamente um agradecimento sem aviso prévio, a capacidade de viver uma existência mais positiva. A validação adicional nos artigos explica “A gratidão ajuda as pessoas a sentir emoções mais positivas, desfrutar de boas experiências, melhorar sua saúde, lidar com adversidades e construir relacionamentos fortes.”

 

https://www.health.harvard.edu/healthbeat/giving-thanks-can-make-you-happier

 

Agradecimentos  sem  intenção, podem parecer falsos e vazios. Portanto, é importante que os atos de gratidão e apreço se tornem habituais e orgânicos à personalidade. Isso não significa agradecer às pessoas pelos comportamentos esperados; significa que você está em sintonia com os momentos críticos que exigem que você envie e receba os benefícios da gratidão. Faça a si mesmo algumas perguntas …

 

  • Você envia uma nota de agradecimento manuscrita a um colega, fornecedor ou funcionário?
  • Você mantém um diário de gratidão onde celebra a gratidão?
  • Medite, ore ou encontre tempo para ficar calmo, reflita e ajude a focar seus pensamentos e sentimentos.
  • Você é ativo e mentalmente grato pelas realizações ou objetivos alcançados?
  • Você comemora pequenas vitórias e pequenos avanços em sua vida e negócios?

 

Pessoas diferentes precisam de reconhecimentos distintos. Encontre maneiras únicas e diferentes de mostrar apreço. Clientes, funcionários e familiares exigem diferentes níveis e medidas para serem recompensados ​​pelos seus melhores resultados. Adicionar gratidão a cada parte de sua vida pode aumentar a satisfação e ajudá-lo a atingir novos níveis de eficiência. Harvard Health nos lembra “No processo, as pessoas geralmente reconhecem que a fonte dessa bondade está, pelo menos parcialmente, fora de si mesmas

 

Em tempos de crise e como seres vivos para entrar em uma nova normalidade, a gratidão será uma habilidade e mentalidade útil para nos ajudar a seguir em frente. O medo e a incerteza da pandemia levaram muitos a esquecerem de ser gratos pelo que têm e, em vez disso, ansiarem pelo que perdemos. Este se torna o círculo fictício. Quanto menos satisfação ou apreço pelo novo estado, mais ele atrairá resultados mais positivos.

 

Encontrar algo para agradecer quando sua empresa está fechada, quando suas contas estão subindo e quando o futuro é incerto pode parecer difícil. Você pode ter que cavar mais fundo para encontrar pequenas coisas pelas quais ser grato. Suspensão de execuções hipotecárias e assistência do governo em ações judiciais sobre folha de pagamento são duas coisas pelas quais as empresas podem ser gratas, mas, como a maioria dos hábitos que perduram, isso foi verbalizado? Diga em voz alta: “Sou grato pelos recursos disponíveis durante a pandemia para reabrir e reiniciar meu negócio.”

 

https://positivepsychology.com/gratitude-appreciation/

 

Em maio, na PositivePsychology.com  a gratidão foi definida assim: ” Gratidão de uma forma que os cientistas podem medir seus efeitos portanto, argumentam que a gratidão é mais do que sentir-se grato: é uma apreciação mais profunda por alguém (ou algo) que produz uma positividade mais duradoura ” (Acker homem, 2020).

 

Ackerman também detalha os efeitos sobre o estresse que aumentam o sentimento de gratidão “… o estudo mostrou que houve uma redução média de 23% no hormônio do estresse, o cortisol, após o período de intervenção. Durante o uso das técnicas, 80% dos participantes exibiram maior consistência nos padrões de variabilidade da frequência cardíaca, indicando redução do estresse . ”Ser mais grato ou permitir mais gratidão em sua vida pode ter os seguintes resultados;

 

  • Melhor bem-estar, melhor saúde física e mental.
  • Relacionamentos mais profundos
  • Otimismo aprimorado
  • Maior felicidade
  • Maior autocontrole
  • https://www.happierhuman.com/benefits-of-gratitude/

 

Happierhuman.com também descreve os benefícios de ser mais grato fora de sua vida pessoal. Empresas e carreiras podem ver melhorias tangíveis sendo mais gratas. Aqui estão alguns benefícios:

 

  • Tornar-se um gerente mais eficaz
  • Ajudar sua rede
  • Ajudar a alcançar e atingir objetivos
  • Melhorar suas habilidades de tomada de decisão
  • Aumentar a produtividade

 

Encontre maneiras de trazer mais gratidão para sua vida. Comemore as menores realizações e compartilhe essa gratidão com aqueles em seu círculo. Espalhe gratidão, agradeça e lembre-se de apreciar as oportunidades da vida de lhe trazer mais abundância em troca.