Por ActionCOACH

Para aqueles que tiveram algum sucesso como donos de um negócio, parabéns! Poucas profissões exigem tantas habilidades e talentos quanto ser empresários; Não só têm que administrar seus negócios, mas também têm que ser capazes de trabalhar com sucesso em cada posição. Ser capaz de manipular tudo ao mesmo tempo é um talento que requer anos de prática, o que torna uma maravilha que a pessoa possa se concentrar em qualquer coisa. Isso às vezes é evidente quando os empresários se sentem tão absorvidos nos menores detalhes de seus negócios que esquecem algumas das partes mais básicas do que é preciso para ter sucesso.

Atrair clientes para o seu negócio é essencial para a sua sobrevivência como uma operação independente; Sem clientes, nada mais existe. Nos dias anteriores, as empresas atraíam clientes por meio de propaganda e propaganda boca a boca. Embora essa seja a abordagem adotada hoje, ela é muito menos confiável do que costumava ser. A chegada da Internet mudou completamente a dinâmica entre clientes e empresas: não há mais pessoas limitadas a uma pequena região geográfica para comprar seus produtos. Juntamente com a grande quantidade de informações disponíveis na ponta dos seus dedos, você terá que lidar com pessoas que estão muito melhor informadas para tomar decisões informadas do que há vinte anos. A resposta das empresas é acompanhar, analisar e prever meticulosamente o comportamento futuro dos clientes por meio do uso de poderosas ferramentas estatísticas e coleta de dados. O uso desses dados para prever e adaptar-se a mudanças no comportamento do cliente é conhecido como Analytics.

O Analytics está em uso há algum tempo, mas o nível de profundidade e sofisticação dessas ferramentas excede em muito o que já estava em uso. Quando você compra um produto específico e começa a ver anúncios pop-up no seu navegador, isso é Analytics no trabalho. Quando você recebe ofertas personalizadas no e-mail sobre produtos e serviços comprados regularmente, a análise permite prever com precisão quais seriam suas necessidades e desejos como cliente.

Não é necessário entender a matemática por trás do Analytics para fazer uso dele. Como proprietário de uma pequena empresa, identificar e proteger sua demografia desejada é extremamente importante. As três dicas a seguir ajudarão a explicar por que o Analytics pode ser uma ferramenta tão poderosa.

1) Você pode ajustar e formular suas estratégias de marketing mais facilmente

Não é difícil pensar em uma época em que uma empresa perdeu dinheiro devido a uma campanha de marketing mal realizada. O fracasso do Arch Deluxe é um exemplo particularmente notável; em 1996, este hambúrguer “adulto” foi revelado com muita fanfarra, em grande parte por causa de sua representação como um hambúrguer que as crianças não gostariam. O fato de o McDonald’s não ter entendido os desejos e as necessidades de sua base de clientes explica em grande parte. Os clientes do McDonald’s não querem luxo, querem comida rápida, barata e acessível. O uso do Analytics permite entender e prever melhor os produtos que o cliente deseja.

2) Você pode separar facilmente o comportamento de cada grupo demográfico.

A demografia pode ser dividida da maneira que você quiser, mas a maioria das empresas e organizações de pesquisa dividem a demografia dos clientes de acordo com três critérios: idade, raça e sexo. O uso de ferramentas analíticas permite que você veja exatamente quais compras demográficas, quando comprá-las e com o que elas respondem mais fortemente. Hollywood frequentemente adapta suas campanhas publicitárias de filmes recém-lançados ao público-alvo esperado. O que você verá promovido em uma comédia romântica é muito diferente do que você veria em um filme Velozes e Furiosos. Ao acompanhar o comportamento de cada grupo demográfico relevante, você pode ter uma ideia melhor de quem são seus clientes e o que eles desejam de você como empresário.

3) Você pode responder rapidamente a mudanças no sentimento do cliente

O Google Analytics é simplesmente uma ferramenta: fornece uma análise estatística detalhada de cada compra realizada e tudo o que é dito sobre sua empresa para ajudá-lo a tomar decisões mais bem informadas. Eles não podem guiar seu comportamento, apenas influenciá-lo. Embora pareça lógico que os proprietários de empresas monitorem de perto o comportamento de seus clientes, muitos deles desconhecem os detalhes mais básicos da demografia desejada. Com o  Analytics, você não voará às cegas: você saberá exatamente o efeito que cada decisão que você tem no seu desempenho geral. Isso é especialmente importante para novas empresas que ainda não estabeleceram uma clientela confiável. Se você notar um aumento ou diminuição repentino, as ferramentas analíticas fornecerão todas as informações para ver o que mudou e o que não mudou. Isso, por sua vez, tornará muito mais fácil tomar decisões bem informadas com base em fatos e não em suposições.