Por ActionCOACH Marisol Arzate / El Salvador

-Por que não vendi o meu produto como esperava ?! Apesar de ser um bom produto e ter um bom preço, fiz publicidade e uma boa campanha nas redes!

Rogelio estava me dizendo um pouco surpreso e chateado.

– E o que seus anúncios dizem?- Perguntei

– Bem, basicamente eles eram baratos e muito saborosos.

– Ok, eu acho que sua oferta só anunciava algo que poderia ser comprado, era necessário fazer a conexão.

– Conexão?! – disse Rogelio, abrindo os olhos, surpreso e continuou:

– E como posso promover essa conexão ?!

-Bem, gravando nas mentes dos seus prospectos o que eles precisam, nem todos se levantam de manhã pensando que queremos comer, por exemplo: uma pizza, um donut ou comprar pneus novos.

– Gravando na mente dos prospectos ?! – repetiu Rogelio mais surpreso

– Sim, o que você oferece, todo mundo oferece, tanto que não faz conexão, você precisa comunicar uma característica que muito poucos têm, que surpreenda, que chame a atenção, que resolva um problema ou que cause uma necessidade ou desejo.

– Isto é, desenvolva uma PUV (Proposta Única de Vendas).

– Proposta Única de Vendas? – Rogelio comentou mais surpreso.

– Sim, em termos simples! É uma descrição rápida e simples do seu produto ou serviço que o torna diferente e lhe dá um lugar na mente do prospecto, criando uma lembrança marcante do seu negócio.. É uma resposta para a pergunta

– Por que comprar aqui e não do concorrente? Ou mais simples: é a frase que caracteriza e diferencia o seu negócio dos outros, destacando ou superando.

-Isso é interessante! E como isso é feito?

-Bem, devo dizer que não é simples, é toda uma metodologia, que consiste em um questionário que você tem que preencher, para descobrir vários recursos que você pode testar e medir em diferentes anúncios e / ou campanhas, pois depende muito do produto ou serviço , tamanho do mercado e do negócio, mas existem quatro diretrizes muito eficazes que posso te dar:

  1. Deve ser Única. – A Criatividade, o conhecimento de negócios, o que seus clientes realmente querem e seu selo pessoal, tornarão a PUV diferente e verdadeiramente única, tornando-a atraente para os ouvidos, para a visão e, por que não, para as emoções. Muitas vezes você só precisa combinar ideias, até que altere seu pedido.
  2. Deve ser emocionante para seu público-alvo.- Deve ser emocionante para o seu público-alvo – Nem todos são meus prospectos, por isso devo direcionar minha proposta única de vendas para os grupos que me interessam, por exemplo, o negócio de confeitaria que vai fazer bolos para o aniversário de crianças com seu personagem favorito, ou o fotógrafo de todo o universo da fotografia que tem seu negócio, está interessado em enviar sua Proposta Única de Vendas para famílias que desejam imortalizar o momento familiar com uma linda e profissional foto de família até mesmo expressar sentimentos ou sensações que precisamos para acordar com o nosso produto ou serviço.
  3. Deve ser algo que mantém seus prospectos conversando com seus amigos ou conhecidos – Aqui a criatividade, a emoção e o desejo desempenham um papel muito importante, por exemplo: “Preços baixos sempre”, “Se não satisfazem sua necessidade, você os devolve e devolvemos seu dinheiro”, “Aproveite a centelha da vida” . Às vezes, acreditamos que isso seja para empresas muito grandes, embora as que mais precisam de PUV sejam as menores.
  4. Deve ser algo que não seja fácil de copiar. – Uma fórmula é especializar o seu produto para um setor, como já mencionamos, outro é a criatividade, para gerar uma Proposta Única de Vendas que seja difícil de copiar, a experiência com seu público-alvo e suas necessidades, pode lhe dar muita ideia de como conseguir isso, na ActionCOACH somos especialistas em mostrar a você como fazer isso, você tem que se fazer muitas perguntas sobre quais clientes queremos atrair, quais necessidades podemos resolver com sucesso.

 

Por último:

O objetivo da Proposta Única de Venda é aproximar-se muito de um determinado segmento, para obter melhores resultados.

Parece, às vezes, que deixamos de fora algum segmento do mercado, mas por procurar a todos, acabamos não captando ninguém.

Quando tiver uma PUV preparada, é importante lançá-la imediatamente, lembre-se: aquele que acertar primeiro, acerta duas vezes.

Você precisa estar testando e medindo, assim como gerar continuamente novas PUV (Proposta Única de Venda) para o lançar, já que muitos reclamam que a concorrência as copia.

– E eu repito Rogelio: Na ActionCOACH nós somos especialistas em mostrar-lhe como fazer isso, você tem que se fazer muitas perguntas sobre quais clientes queremos atrair, quais necessidades podemos resolver com sucesso. Você está interessado em preencher nosso questionário para encontrar sua PUV?

– Sim! Por favor, envie-o para o meu WhatsApp- Rogelio respondeu com entusiasmo.