Por ActionCOACH Arturo Montes / México

Quantas pessoas você conhece que dirá que odeia fazer ligações em frio? Pouquíssimas pessoas realmente adoram fazer ligações em frio para estranhos e fazer negócios com eles. Por outro lado, o que acontece se um vendedor e um prospecto estão em circunstâncias totalmente diferentes, onde não se trata de vender ou comprar? Certamente o desenvolvimento do relacionamento será totalmente diferente.

Agora, embora a chamada fria seja uma estratégia importante para obter prospectos, ela também exige um investimento significativo e não apenas de esforço físico, mas também de tempo e energia (além do fator do medo que deve ser superado) definitivamente não é o único. Existe uma ampla gama de estratégias de marketing que uma empresa deve implementar de acordo com seu segmento, se você deseja obter prospectos. Mas talvez uma das melhores e mais emocionantes maneiras de fazer isso seja através de referências. Você verá que é muito poderoso quando alguém diz a um amigo: “Você tem que ir onde ____ para comprar o item que precisa, eles são simplesmente os melhores nesse assunto.”

Deixe-me aprofundar mais sobre o que é um negócio de referência:

Como o próprio nome indica, um negócio baseado em referências é aquele que se baseia em referências para gerar negócios.

Uma estratégia de referência é simplesmente uma maneira de apresentar novos clientes ao seu negócio com um baixo custo de aquisição. Basicamente, é uma maneira de fazer com que seus clientes existentes promovam seus negócios para você. É uma maneira de fazer com que suas famílias, amigos e colegas se interessem pelo seu produto ou serviço.

O que torna uma estratégia de referência bem-sucedida?

Serviço: Seu serviço deve ser extraordinário; se você deseja que as pessoas indiquem você para seus amigos, se assegure de oferecer um serviço/produto de primeira qualidade. Pense em como seus clientes realmente se sentirão ao fazer negócios com você. A primeira coisa que você deve entender é que o cliente espera ficar satisfeito ao fazer contato com qualquer empresa. Eles têm uma necessidade que precisa ser satisfeita. Eles vão conversar com outras pessoas sobre o seu negócio se acharem que suas expectativas foram mais do que satisfeitas.

Sua Oferta: Se você não der um bom motivo às pessoas, um “o que tem de bom nisso pra mim” sua estratégia definitivamente falhará, sempre se pergunte “por que você indicaria alguém a esse lugar?”