Há dias em que o relógio parece correr mais rápido que o normal. Há uma série de compromissos a cumprir, atividades a fazer, clientes para atender e, por maior que seja o esforço, fica difícil dar conta de tudo e render no trabalho. Se isso acontece com você cotidianamente, o melhor é manter a calma e pensar estratégias para otimizar as atividades no trabalho.

Neste post, daremos 6 dicas fundamentais para quem está nessa situação. Se esse é o seu caso, leia até o final e veja quanta coisa pode ser mudada:

Organize seu ambiente

O primeiro passo para melhorar o seu desempenho no trabalho é organizar o ambiente. Limpar a mesa, deixando só os instrumentos essenciais para a execução das suas atividades é uma ótima forma de melhorar a concentração, além de evitar perda de tempo procurando por algo em meio à bagunça.

Tenha uma agenda

Com a correria do dia a dia fica difícil lembrar-se de tudo, e confiar totalmente na memória pode não ser uma boa ideia. O melhor mesmo é ter uma agenda para anotar todos os compromissos. Assim, você evitará surpresas desagradáveis, além de poder estabelecer horários para a realização das atividades e calcular o tempo gasto nelas.

Evite a procrastinação

Se algo precisa ser feito, não adie! Deixar as tarefas para a última hora só as tornará mais demoradas e difíceis de resolver. Às vezes, a pressão acaba por comprometer o seu desempenho e causar-lhe stress. Além do mais, quando nos antecipamos em realizar algo, ficamos imunes a imprevistos e conseguimos ter êxito em qualquer situação.

Evite distrações desnecessárias

Redes sociais ou whatsapp são uma excelente forma de se distrair, não é verdade? Saiba que existe um momento adequado para acessá-las, e no meio do expediente, definitivamente, não é um bom momento. Além de comprometer a concentração, a internet nos faz perder a noção do tempo e, quando nos damos conta, lá se foram trinta minutos…

Perder tempo com coisas desnecessárias pode minar a sua produtividade, portanto, resista firmemente a elas.

Tenha uma boa noite de sono

Tão importante quanto o que faz durante o trabalho, é o que você faz nos momentos de descanso. Ter uma boa noite de sono, por exemplo, é fundamental para garantir disposição, concentração e bem-estar, favorecendo o desempenho e rendimento nas atividades.

Não seja tão perfeccionista

Você já deve ter ouvido falar que é melhor algo feito do que perfeito. E isso é verdade. Realizar tarefas com dedicação, primando pela sua qualidade, é uma conduta elogiável. Contudo, é preciso estar atento para não cair na cilada no perfeccionismo, e tornar-se ineficiente e, consequentemente, improdutivo.

O ideal é equilibrar qualidade e resultados. Melhor do que idealizar algo perfeito é realizá-lo bem feito!

O sucesso de um empreendimento depende da adoção das atitudes certas. A atividade empresarialnão deve ficar à mercê de amadorismos, mas exige condutas profissionais. Como visto, para render no trabalho você deve ter estratégias, pois as melhores práticas são as responsáveis pelos melhores resultados.

Gostou dessas dicas ou sabe de alguma outra forma de melhorar o rendimento no trabalho? Tem tido dificuldade em aplicar alguma das estratégias que apontamos? Deixe um comentário contando!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 8405-1800
www.actionworks.com.br