Uma equipe engajada é um grande diferencial para qualquer empreendimento, independente do seu tamanho e segmento de atuação. Pessoas motivadas tendem a produzir mais e melhor, quesitos indispensáveis para empresas bem-sucedidas.

Contudo, se engana quem acredita que a única forma de estimular o time de trabalho é oferecer bonificações em dinheiro, pois isso não é verdade. As recompensas financeiras possuem seu valor, mas não atuam isoladamente, afinal, hoje, a motivação de uma equipe envolve muitos outros fatores.

E então, quer saber mais sobre como motivar uma equipe? Continue lendo nosso post e fique por dentro do assunto, separamos 4 dicas especialmente para você.

1. Elabore um propósito inspirador

O propósito da sua empresa não deve ser apenas o de vender, isso não é inspirador para o time de trabalho (muito menos para os clientes). Pense bem, grandes empresas entendem isso e, assim, elaboram propósitos que vão muito além de comercializar produtos e/ou serviços.

A Coca-cola, por exemplo, tem como missão refrescar o mundo em mente, corpo e espírito. A Sadia, outro exemplo, busca alimentar seus clientes com produtos saborosos e saudáveis, com soluções diferenciadas. E seu negócio, para que está aqui? Essa resposta deve ultrapassar os limites físicos de seu empreendimento e trazer benefícios para todos os envolvidos.

2. Aprenda a dar feedback

O feedback é uma das mais poderosas ferramentas na gestão de pessoas, com ele é possível direcionar melhor seu colaborador e dizer se ele está no caminho correto ou se precisa fazer alguns ajustes no percurso.

O feedback deve ser uma conversa franca entre líderes e liderados, onde os pontos fortes e fracos são indicados, buscando sempre a melhoria e crescimento do profissional. Um bom feedback pode engajar os colaboradores, visto que eles se sentirão mais importantes para o negócio e para os resultados finais do empreendimento.

3. Implemente técnicas de Coaching

Para motivar uma equipe, uma poderosa arma é o Coaching, técnica usada em empresas de todo o mundo e que aumenta a produtividade nos negócios, com resultados comprovados. O Coaching é uma espécie de treinamento, mas possui um grande diferencial: Ele não dá o peixe, ensina a pescar.

Por isso é cada vez mais comum o uso e Coaches (treinadores) no desenvolvimento de equipes de alta performance, incluindo programas específicos para líderes e executivos das organizações. Os programas de Coaching podem ser utilizados nas mais diversas áreas, incluindo vida pessoal e profissional.

4. Recompense a equipe pelos resultados alcançados

Além de tudo, também é importante recompensar os colaboradores pelos resultados alcançados. Como já dito no princípio, não pense que boas recompensas são apenas financeiras, pois não é verdade, assim, folgas remuneradas, almoço com acompanhante, vaga exclusiva na garagem ou mesmo o quadro de funcionário do mês podem ser ótimas opções para engajar a equipe.

Todos os pontos citados são relevantes para motivar a equipe na busca pelos objetivos da organização e, consequentemente, aumentar os resultados da empresa. Lembre-se de que investir no capital humano não é um gasto, mas um investimento, levando em consideração sua importância para o dia a dia do empreendimento.

E então, agora que já sabe como motivar uma equipe de trabalho, assine nossa newsletter e receba dicas diretamente em seu e-mail e conteúdo relevante para seu negócio!

 

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 8405-1800
www.actionworks.com.br