Uma equipe qualificada e coerente com os objetivos da empresa é o sonho de todo empreendedor. Contudo, encontrar colaboradores com iniciativa, que conseguem inovar e surpreender por seu desempenho, não é tarefa fácil. Sabe por que? Porque eles não nascem prontos. Um colaborador proativo é fruto da adoção de estratégias acertadas pela organização, que, por meio de ações direcionadas, consegue estimular sua equipe a ter mais proatividade no trabalho.

A proatividade não se resume à capacidade de agir antecipadamente para evitar ou resolver problemas, mas inclui a habilidade que alguns profissionais têm de propor mudanças, dar ideias, buscar novos caminhos e alternativas para o sucesso da empresa em que trabalham.

Se você quer contar com colaboradores que tenham esse perfil, veja o que a sua empresa precisa fazer para desenvolvê-los e motivá-los.

Dê o exemplo

Mais eficiente do que dizer o que fazer, é mostrar como se faz. A melhor forma de engajar pessoas é pelo exemplo. Por isso, procure demonstrar comprometimento com o trabalho e desejo de sucesso. Mostre que você acredita na empresa e que ela não visa somente o lucro, mas tem o propósito de contribuir de alguma forma para o bem da coletividade. Essa é uma importante maneira de angariar aliados para seus objetivos.

Um bom líder tem que ser, antes de tudo, um incentivador de pessoas. Por isso, é muito importante que ele seja um profissional capacitado e tenha domínio das funções que coordena. Nesse ponto, investir em treinamento e capacitação é fundamental para o êxito da atividade.

Saiba ouvir as opiniões dos colaboradores

Outra excelente forma de promover engajamento das equipes é dando-lhes voz. Saber que suas opiniões podem contribuir para os rumos do negócio torna o trabalhador muito mais motivado e comprometido com o sucesso empresarial.

Promova reuniões com o objetivo de discutir estratégias organizacionais, dando liberdade para o colaborador opinar sobre o que ele acha que deve ser mantido e o que pode ser melhorado na empresa. Através de ações simples como esta, a sua equipe se sentirá ainda mais motivada a dar o melhor de si todos os dias.

Recompense os méritos

Para estimular um comportamento exitoso, nada melhor do que recompensar o colaborador por isso. Estimular as boas iniciativas dos seus funcionários fará com que eles criem um sentimento de justiça e gratidão pela empresa, instigando-os a querer contribuir cada vez mais para o sucesso dela.

A recompensa não precisa ser pecuniária. Um elogio sincero, um dia de folga ou uma promoção por desempenho também podem ser excelentes motivadores.

Estimule o trabalho em equipe

Um funcionário proativo é muito bom, mas, uma equipe proativa é ainda melhor. O trabalho coletivo é indispensável para o sucesso da empresa, já que, por mais qualificada que seja uma pessoa, ela se torna ainda mais eficiente se puder contar com a colaboração dos colegas.

Procure fazer com que um vá motivando o outro, ajudando nas dificuldades e celebrando as conquistas. Isso é fundamental para promover um bom clima organizacional e encorajar os colaboradores a manifestarem suas ideias com liberdade, dando vazão a todo seu potencial.

Essas são apenas algumas formas de estimular nos seus colaboradores o espírito da proatividade no trabalho, mas, existem diversas outras. O sucesso de uma empresa não vem de uma hora para outra. É preciso acreditar e investir nele. Semeando, os frutos virão.

Gostou do nosso artigo? Quer mais dicas de como aperfeiçoar o seu negócio? Assine a nossa newsletter e conte conosco para te ajudar!

 

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 8405-1800
www.actionworks.com.br