Muito tem se falado sobre liderança nas empresas. Mas a diferença entre estar focado em questões vitais para o negócio e apenas estar à frente de uma equipe passa por uma série de fatores. Um deles, sem dúvida, é ter uma atuação cada vez mais estratégica e menos operacional, alinhada com a missão e os valores da companhia e que leve em conta, claro, os impactos financeiros e sociais de cada movimento. Mas como ser mais estratégico?

Os primeiros passos são definir seus objetivos e atentar aos indicadores que mostrem a situação atual da organização e que possam nortear suas decisões com segurança. A partir desses dois pontos, será possível desenvolver um plano de ação que o levará a resultados consistentes e duradouros.

Olhos adiante

Talvez a mais importante qualidade do líder estratégico seja a capacidade de predição. Ou seja, de enxergar algo que os outros ainda não viram e antecipar os movimentos no negócio. Para tanto, é preciso estar de olhos muito abertos ao que acontece no mercado, não apenas no seu campo de atuação, mas em toda a cadeia envolvida. Uma boa rede de contatos, com pessoas que vão lhe ajudar a descobrir novidades, é fundamental. Com isso, poderão ser traçados planos e metas de médio-longo prazo, prevendo tendências e eventuais problemas no caminho.

Diga não ao microgerenciamento

Mas para poder dedicar-se com afinco à capacidade de gestão estratégica, o líder precisa saber delegar funções. Por conta disso, a gestão de pessoas é fundamental, uma vez que, assim, será viável construir uma equipe comprometida com o que é esperado pela empresa e que não seja dependente.

Conhecendo as competências e habilidades de cada colaborador, além de poder ajudá-los a se desenvolverem, é possível direcionar da melhor forma as atividades e descentralizar o trabalho. Afinal, escolhendo a pessoa certa para tomar decisões ou buscar soluções criativas, não haverá necessidade de envolver-se em cada detalhe.

Como ser mais estratégico com o relógio

Delegando funções, o gestor também otimiza o tempo, podendo contribuir de forma mais sólida para as questões estratégicas e até mesmo dar um feedback mais efetivo para seus subordinados. A liderança estratégica é pensada para garantir o sucesso duradouro da empresa a médio-longo prazo. No entanto, o presente precisa ser melhor administrado. Reuniões objetivas, foco em prioridades, planejamento diário, processos de trabalho inovadores: tudo isso pode ser feito agora para garantir mais produtividade e, consequentemente, resultados que vão respaldar os planos para o futuro.

Penso, logo existo

Para ir além, é preciso sair da zona de conforto. É assim que funciona para quase tudo na vida e nas empresas não é diferente. Por isso, fuja dos padrões pré-definidos e do lugar-comum para encontrar soluções inovadoras. Pensar com estratégia é pensar criticamente, duvidando e questionando. Isso não significa ser “brigão” ou “do contra”, mas apenas não se contentar com a primeira resposta ou opinião e ter confiança para a tomada de decisões. Para tanto, é preciso entender a fundo o problema em questão e o cenário em que ele está acontecendo.

Ouça o que os outros têm a dizer

Um verdadeiro líder estratégico é honesto com seus colaboradores e os encoraja a fazerem o mesmo. Dessa forma, estar aberto para ouvir o que os outros têm a dizer é imprescindível. Seja transparente e leve em conta a opinião de cada membro do grupo. Essa é a maneira mais eficaz de entender onde estão os pontos fortes e os fracos da equipe, além de ser um caminho para aprender cada vez mais com a troca de experiências.

O perfil estratégico é cada vez mais necessário para a sobrevivência das organizações, mas é preciso dedicação para encontrar o seu método de trabalho. É importante lembrar, ainda, que pessoas de atuação estratégica podem estar em vários níveis, não apenas em cargos de gerenciamento, e é bem importante acompanhar o desempenho delas para garantir as vantagens competitivas da empresa.

E você, tem aplicado no dia a dia alguma dessas dicas de como ser mais estratégico? Conte sua experiência nos comentários.

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 8405-1800
www.actionworks.com.br