O sonho de todo empreendedor é ver o desenvolvimento do seu negócio, vê-lo crescer no mercado e se destacar frente aos demais concorrentes. Mas o êxito de um empreendimento não vem de uma hora para outra. Ele é fruto de muito trabalho e da adoção das estratégias certas, alinhadas ao perfil da empresa e aos objetivos do gestor.

Para fazer a empresa crescer, é preciso mais que um sonho audaz: é fundamental ter foco, conhecimento do seu ramo de atuação e metodologia para gerir os vários processos que se desenrolam simultaneamente na empresa além da produção de um produto ou serviço de excelente qualidade.

Neste post daremos 6 dicas de como fazer a sua empresa crescer e se destacar cada vez mais no mercado em que atua. Confira!

1. Invista na gestão de pessoas

Não há como falar em sucesso empresarial sem se atentar à gestão de pessoas, pois os colaboradores são os principais protagonistas das atividades desenvolvidas.

Contar com uma equipe motivada e engajada aos objetivos da corporação é fundamental para o crescimento do negócio.

Sendo assim, o empreendedor jamais poderá descuidar desse aspecto, devendo investir na conquista e fidelização dos talentos, pois eles, certamente, irão contribuir de forma decisiva para o seu sucesso.

2. Adote um estilo de liderança participativa

Outra importante estratégia para fazer a empresa crescer é investir num modelo de liderança participativa. O líder deve ser, antes de tudo, um incentivador e motivador de pessoas. E a melhor forma de fazer isso é liderando pelo exemplo.

Para conseguir atingir os resultados almejados para a sua empresa é preciso adotar um estilo de liderança pautado na pró-atividade. O bom líder deve ter iniciativa e criatividade para inovar em situações desafiadoras, tratar bem os clientes e exercitar o diálogo e a empatia com todos.

Assim, com o clima organizacional mais leve e propício à produtividade, o sucesso será uma consequência do trabalho desenvolvido no dia a dia.

3. Invista em publicidade

Não adianta ter um excelente produto ou executar um ótimo serviço se (quase) ninguém sabe disso.

A publicidade é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa. É por meio dela que o mercado saberá da sua existência e da qualidade do seu trabalho.

Por isso, esse investimento é obrigatório para fazer o seu negócio deslanchar. Em pouco tempo muitas pessoas já terão conhecimento dele e aí a publicidade também será feita pelos próprios clientes, por meio de indicações.

4. Aposte na tecnologia para fazer a empresa crescer

A tecnologia é uma excelente aliada no desenvolvimento da empresa. Seja para realizar o trabalho de forma mais eficiente, seja para divulgar os seus produtos, o certo é que as inovações tecnológicas mudaram completamente a forma de se fazer negócios, otimizando os trabalhos e economizando tempo e dinheiro.

Sistematize o que for rotina e humanize as exceções, procurando usar todas as ferramentas tecnológicas que tiver disponíveis, pois, se bem utilizadas, elas serão um importante diferencial para o seu empreendimento.

5.  Controle as finanças

Tão importante quanto ganhar dinheiro é saber geri-lo.

A gestão financeira, além de servir como indicador da saúde do seu empreendimento, também serve para orientar o empresário sobre os rumos do negócio, o nível de retorno dos investimentos feitos, a aceitabilidade dos produtos ou serviços no mercado de consumo, enfim, para a tomada de todas as decisões empresariais.

Por isso, é importante que haja uma clara distinção entre o patrimônio da pessoa jurídica e o dos sócios, evitando a indesejável confusão patrimonial e a imprevisibilidade financeira que dela decorre.

6. Conte com o auxílio de um coach

O mundo empresarial é cheio de peculiaridades e conceitos próprios de cada segmento. Muitas das vezes, o empreendedor está cheio de sonhos e projetos, conhece como ninguém o seu mercado e entrega um produto ou serviço de excelência, mas não detém o conhecimento de negócios necessário para desenvolver a sua empresa e se tornar competitivo.

É nesse momento que o coach se torna fundamental para a empresa continuar crescendo e ampliando a influência no mercado. O coach auxilia o empresário a traçar objetivos e metas, ao mesmo tempo em que atualiza sobre o panorama comercial da área, aconselhando e apoiando nas mais importantes decisões empresariais.

Contar com a ajuda de um profissional experiente em desenvolvimento empresarial certamente será uma ferramenta estratégica para o sucesso.

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Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
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