Um dos grandes segredos do sucesso de muitas empresas está na forma como o empreendedor controla seu negócio. É fundamental que ele conheça sua própria empresa por completo, através dos números, para não deixar que atividades imprescindíveis, como a gestão de custos, fiquem sem controle. Nas palavras de Alexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau Show, “Custos são como unhas: corte-os sempre!”.

Conhecer as melhores práticas de gestão de custos e utilizá-las na sua empresa ajudará muito no planejamento e nas tomadas de decisões, entre outras coisas. Quando os custos não são controlados com qualidade podem ocorrer alguns problemas como o preço final de um produto estar fora da realidade do mercado, o que influenciaria na margem de lucro e no sucesso (ou fracasso) da sua empresa.

Aprenda nesse post 3 dicas para uma gestão de custos mais eficiente na empresa, evitando adversidades e complicações, te auxiliando a gerir seu negócio.

1) Aprenda o que é gestão de custos

Ao abrir uma empresa, um dos desejos dos empresários é ter uma empresa sólida, que se desenvolva e cresça, perdurando por gerações. Para materializar esse tipo de pensamento é necessário que os custos e os resultados sejam geridos e acompanhados de perto por você. Você sabe a correta definição de custo?

Custo engloba todo e qualquer dispêndio que uma empresa precisa fazer para executar suas atividades. Insumos, mão de obra e matéria prima são alguns exemplos de custos. Já a gestão de custos é um mecanismo que fornece ao gestor informações importantes sobre seu negócio. Conhecer os custos de sua empresa é primordial para desenvolver sua empresa. Realizando a gestão financeira você controlará toda a saúde e a perenidade da empresa, e facilitará o cumprimento das metas estabelecidas.

2) Detalhe seus custos

Para ter êxito na utilização das práticas de gestão de custos nessa etapa é necessário sim detalhar os custos. Afinal, esta é a melhor maneira de conhecer todos as despesas da sua companhia.

Ao detalhá-los você deve separar os custos fixos dos custos variáveis. Os custos fixos são os rotineiros e que não sofrem alteração conforme sua produção. Contas de energia, água, aluguéis e o salário dos funcionários são exemplos de custos fixos. Já os custos variáveis podem ser definidos como tudo o que é consumido para criar um produto ou serviço que a sua empresa vende, como materiais e insumos.

Após a subdivisão dos custos você deve prestar atenção em alguns custos, pois eles impactam diretamente no resultado do seu negócio. É necessário atentar para todos os custos fixos (independente da produção, você terá que pagá-los), nos impostos (evitando multas e notificações) e os custos de produção (buscando sempre reduzi-los, aumentando a lucratividade). Outro benefício é que, conhecendo todos os custos, o empresário controlará todo o negócio e verá oportunidades de redução de custo, podendo aumentar a margem de lucratividade.

3) Colha os frutos

Aplicar práticas de controle financeiro irá gerar muitos benefícios para sua empresa. Além da redução de custos, saber exatamente o que você gasta e onde você gasta, pode favorecer uma redefinição do preço ou uma renegociação com fornecedores, ganhando competitividade no mercado e, podendo até, selecionar o tipo de cliente que você deseja. Para isso é crucial que você fique de olho nos custos de produção, naprodutividade dos funcionários (custo x produção) e no preço dos insumos utilizados em seus produtos.

Outro benefício é que, ao se ter controle financeiro sobre suas finanças, torna-se mais fácil investir em novas práticas visam melhorar o desempenho de seus profissionais. Você pode reservar uma parte dos seus ganhos para investir na gestão empresarial, pretendendo melhorar a gestão de equipes (estimulandoe motivando sua equipe), a gestão do tempo e o marketing do seu negócio.

Para facilitar a sua vida, a dica é procurar ajuda onde você possa obter mais conhecimento em gestão empresarial. Existem empresas com know-how em gestão financeira e gestão empresarial, focadas em ajudar o empresário a gerir seu negócio. Utilizando o coaching empresarial você conseguirá ser mais estratégico no seu dia a dia, fazendo assim seu negócio prosperar.

Ter uma gestão de custo eficaz é possível adequar sua empresa à realidade que você deseja, fazendo-a crescer e lucrar cada dia mais. As informações “descobertas” com a gestão de custos serão fundamentais para as tomadas de decisão, bem como para o futuro da empresa, tornando-se mais fácil atingir os objetivos previstos.

O que você achou das nossas dicas? Deixe sua opinião nos comentários!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 8405-1800
www.actionworks.com.br