O papel de chefe tem perdido cada vez mais espaço para os líderes dentro das organizações. O gestor de equipe que não se atualiza e não assume uma liderança inspiradora não consegue mais desenvolver adequadamente seus funcionários, nem reter talentos de forma efetiva. No geral, não conseguem passar confiança para seus colaboradores.

No post de hoje, listamos os principais hábitos de líderes bem-sucedidos para ajuda-lo a pensar de maneira inovadora, melhorando seu modelo de gestão de pessoas. Confira!

Trazer segurança para a equipe

Os líderes bem-sucedidos depositam confiança em sua equipe por meio de um trabalho de desenvolvimento e capacitação dos colaboradores. Os líderes que não passam segurança para que o trabalho seja desenvolvido adequadamente e para que as decisões apropriadas sejam tomadas estão prejudicando seu negócio. Eles acabam formando colaboradores dependentes da atuação do líder, mantendo as responsabilidades centralizadas.

Essa segurança pode ser oferecida de diversas maneiras: por meio do acompanhamento do trabalho da equipe levando a sua otimização, criando um espaço livre para que os colaboradores expressem suas opiniões e através do incentivo à capacitação e à empatia.

Comunicar-se com a equipe

A comunicação eficiente é um fator de sucesso para a gestão de pessoas e para o crescimento da empresa. Os líderes bem-sucedidos se preocupam em notificar a equipe sobre o desempenho do setor, mudanças de procedimentos, oportunidades de carreira na empresa e calendários de treinamentos. Em suma, criam nos colaboradores a confiança no líder e a certeza de que a empresa valoriza o funcionário.

A comunicação também é um hábito adotado por líderes que buscam reforçar os valores da empresa e os objetivos a serem alcançados. Esta é uma forma de criar proximidade à equipe, desenvolvendo um relacionamento saudável.

Fornecer feedback

Os colaboradores se desenvolvem melhor quando sabem quais são os pontos que precisam ser melhorados e quais são suas melhores qualidades, não é verdade? Diante disso, os líderes fornecem feedbacks regulares para orientar o colaborador quanto às oportunidades encontradas em seu desempenho e reconhecem os bons resultados alcançados.

Esse hábito do líder demonstra que o desempenho de cada um está sendo observado e que a empresa dá oportunidades iguais de crescimento para seus colaboradores, desenvolvendo valores de confiança e busca por melhoria contínua.

Liderar por meio do bom exemplo

Uma das atitudes que mais desmotivam os funcionários é a falta de coerência entre o que é dito e o que é feito. Se você é o tipo de gestor que lidera seguindo o lema “Faça o que digo, não faça o que faço”, é hora de mudar esta atitude imediatamente.

O líder é o espelho para quem quer aprender e crescer. Por isso, os líderes bem sucedidos adotam o hábito da excelência em suas ações para poder motivar a equipe e direcioná-las para as ações esperadas.

A base dos grandes hábitos de líderes: promover a inovação

Líderes bem-sucedidos estão sempre em busca de crescimento e aperfeiçoamento. Por essa razão, juntamente com o trabalho em equipe, ele deve promover a inovação para estar sempre à frente dos concorrentes, estimulando e desafiando seus colaboradores.

A inovação e a implementação de novos processos, produtos e rotinas criam um ambiente favorável para novas ideias, criando um clima organizacional positivo. Assim, a empresa consegue promover a retenção de pessoas, o aumento da motivação e a produtividade.

Essa forma de liderar cria um diferencial competitivo na empresa que é difícil de ser alcançado em organizações que não contam com líderes inspiradores e equipes bem gerenciadas.

O que você acha de começar agora mesmo a adotar estes métodos de gestão em sua rotina e se tornar um líder bem-sucedido? Não se esqueça de deixar um comentário abaixo nos contando outros hábitos de líderes que você considera importantes.

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 8405-1800
www.actionworks.com.br