O empreendedorismo é uma atividade extremamente satisfatória e recompensadora, mas não se engane: administrar um negócio não é algo simples. O dia a dia dos administradores é bem intenso, onde é preciso acompanhar de perto as negociações com clientes/fornecedores, além de garantir uma boa produtividade por parte da equipe. É a partir dessa necessidade que surge o tema da gestão estratégica de negócios.

A atuação estratégica, quando dominada pelo empreendedor, pode trazer um grande destaque para a empresa, principalmente em mercados competitivos. Para isso, a equipe da ActionCOACH elaborou algumas dicas para você conhecer um pouco mais sobre as ferramentas que prometem inovar e tornar seu negócio ainda mais eficaz. Acompanhe!

Introdução ao Seis Sigma

Não podemos falar em gestão estratégica sem antes conhecer as métricas do Seis Sigma. Essa ferramenta é uma grande tendência de negócios, dotada de reconhecimento internacional e capaz de mensurar matematicamente o índice de desempenho que a empresa obtém durante um período.

São estruturas definidas em seis medidores, onde o primeiro representa o nível mais baixo (em termos de produtividade e sustentabilidade) e o último, o nível mais elevado, Seis Sigma, que demonstra uma empresa com uma gestão de excelência, resultados positivos e padrões de produção bem definidos.

No decorrer do artigo, abordaremos como assumir essa metodologia pode permitir ao empreendedor um controle definitivo de sua empresa, com foco em resultados e planejamento estratégico para o mercado.

Agilidade e produtividade

O Seis Sigma não é apenas um mero controle de qualidade, mas sim um modelo programado para identificar em qual Sigma a empresa se encontra e quais serão as estratégias para alavanca-la ao nível máximo. Ela é especialmente aplicável para quem possui a necessidade de desenvolver os trabalhos da linha de produção com muita precisão.

Nesse sentido, essa metodologia tem como objetivo criar uma cultura de trabalho para motivar o desenvolvimento e a produtividade da equipe, portanto, é preciso dispor de uma equipe capacitada para implementar essa metodologia e repassar cultura Sigma dentro do negócio.

Por onde começar?

O ponto chave é encontrar uma solução de Coach preparada para atender as especificidades do seu negócio. A vontade de alcançar resultados melhores também requer muita motivação e engajamento, tanto dos gestores quanto da equipe, já que estes devem trabalhar em sincronia durante todos os passos da mudança.

Os membros da sua equipe de Coach serão responsáveis por auxiliar nas estratégias com foco em atingir o Sigma mais elevado, atuando em conjunto e estabelecendo metas para domínio da empresa e padronização das atividades.

Resultados na gestão estratégica de negócios

A Ford Motor Company é uma das empresas mais reconhecidas pelo uso do Seis Sigma, tornando-se uma das montadoras mais competitivas e líder em vários mercados. Isso só aconteceu devido à aplicação de métricas e um modelo extremamente definido de atuação.

Ressaltamos que a gestão estratégica de negócios não é algo exclusivo para as gigantes, muito pelo contrário, já que é o primeiro passo para que os pequenos/médios empreendedores atingirem o sucesso.

E então, leitor? O que achou desse artigo? Sua empresa já adota um plano estratégico para se destacar no mercado? Te convidamos a assinar nosso newsletter e receber em primeira mão as novidades do Blog da ActionCOACH!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 8405-1800
www.actionworks.com.br