Gerenciar um negócio não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, exige bastante atenção e foco dos empreendedores. Cometer erros na gestão de negócios ou controlar de forma erradas as finanças pode impactar o saldo bancário da empresa e até mesmo falir.

Por isso, os empresários precisam ter bastante atenção aos mínimos detalhes do negócio, tendo sempre em mente que o correto gerenciamento é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Para que você faça com que seu negócio seja destaque no mercado, separamos neste post 5 erros que não podem ser cometidos na gestão de negócios. Então, confira a seguir e evite cometer vacilos que comprometam a sua empresa!

1. Misturar as finanças pessoais com as empresariais

Esse é provavelmente um dos erros mais cometidos pelos empresários de pequenos negócios. É muito comum empreendedores não fazerem a correta separação das contas, o que acaba levando ao desencontro de informações e dados da empresa e principalmente a erros no fluxo de caixa.

Para evitar esses erros, é aconselhado que as contas pessoas jamais sejam levadas para dentro do negócio. Elas devem ser tratadas em casa ou totalmente separadas da empresa. É importante lembrar que ao misturar as contas se interfere no balanço da empresa, o que pode impactar bastante os lucros do negócio.

2. Não estudar o mercado

Um erro que pode comprometer a empresa antes mesmo do seu posicionamento no mercado é não conhecer a concorrência e os prováveis clientes. Por isso, é fundamental que os empreendedores estudemo mercado, somente dessa forma é possível posicionar de maneira correta a empresa e conseguir destaque no mercado.

Além de levantar os dados dos clientes e competidores, não deixe de buscar os fornecedores corretos, pois eles podem impactar o seu negócio tanto de forma positiva, como negativa.

3. Falta de controle do estoque

Um dos fundamentos básicos da gestão de negócios diz que estoque em excesso é o mesmo que “dinheiro parado”, e com isso, menor fluxo de caixa. Por outro lado, trabalhar com o estoque muito baixo, ou no limite de operação pode interferir em certas transações e prejudicar seu negócio.

Desta forma, para evitar maiores problemas não deixe de registrar e controlar todo o estoque, sendo então fundamental que todas as entradas e saídas sejam constantemente monitoradas. Esse controle pode ser feito através de uma planilha ou até mesmo por um software específico.

4. Não fazer um planejamento estratégico

A falta da criação de um planejamento estratégico também é outro erro muito recorrente em pequenos negócios, que acabam acreditando que esse tipo de gestão deve ser feito somente por grandes empresas. Para se ter uma boa visão estratégica do negócio, para motivar a alinhar os colaboradores, os parceiros e os clientes, para dar direção e impulso a todas as ações e iniciativas é essencial que se definam a missão, os valores e todos os objetivos do negócio.

É importante saber que essas informações servem para nortear a empresa. Somente com cada uma delas muito bem definidas é possível ter sucesso e conseguir posicionar bem a empresa no mercado.

Não deixe de ver 4 passos para elaborar um planejamento estratégico!

5. Não gerenciar o fluxo de caixa

Um dos principais pilares para a administração de qualquer empresa é o fluxo de caixa. Gerenciar o fluxo de caixa nada mais é do que controlar todas as entradas e saídas de capital do caixa da empresa. Somente mantendo o fluxo positivo é possível garantir o crescimento do negócio e ter disponível dinheiro para novos investimentos.

O fluxo de caixa deve ser continuamente monitorado, desta forma os empreendedores podem se preparar para eventuais mudanças no mercado e qualquer oscilação na demanda de serviços ou produtos.

Agora que você sabe como evitar que erros sejam cometidos na gestão de negócios, não deixe de compartilhar nas redes sociais e ajuda também seus amigos empreendedores!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 8405-1800
www.actionworks.com.br