Os colaboradores são peças importantes no crescimento da empresa e representam uma grande parcela do diferencial competitivo da organização. Em um cenário onde a diversidade predomina, o gestor deve se capacitar para conseguir realizar uma gestão de equipe eficiente e extrair o que cada colaborador tem de melhor.

As ações dos gerentes devem visar a satisfação e o bem estar de sua equipe e deve ser alinhada aos objetivos de crescimento da empresa. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a ter uma liderança eficiente e uma equipe de sucesso. Confira!

Forme uma equipe completa

Uma gestão eficiente começa pela formação da equipe. O gerente deve realizar a contratação levando em consideração a cultura da empresa e as habilidades necessárias para que o profissional desenvolva bem seu trabalho.

Uma equipe completa é aquela que possui profissionais com características distintas, porém complementares. Quando bem administradas essas diferenças, a equipe age com cooperação e cada colaborador consegue absorver o que há de melhor em seu companheiro, facilitando dessa maneira o desenvolvimento e aperfeiçoamento da equipe.

Conheça a sua equipe

É muito importante que o gestor conheça bem os pontos fortes e os pontos fracos do seu time para conseguir delegar funções e estabelecer metas de maneira eficiente. A partir desse levantamento, atribua tarefas buscando visando o crescimento contínuo de sua equipe.

Esse conhecimento também ajuda o líder nas tomadas de decisão, nas oportunidades de promoção, nas avaliações de desempenho e feedback.

Aposte nos feedbacks

Se você quer proporcionar o crescimento de seus colaboradores e manter sua equipe focada sempre em buscar o melhor, é importante que você dedique seu tempo para fornecer feedbacks regulares para seus funcionários.

O feedback é o retorno que o gestor dá ao funcionário em relação ao seu desempenho na organização. O líder deve ser justo durante essa prática para que não tenha um efeito contrário e acabe desmotivando seu time. Seja franco, reconheça os bons resultados, elogie os pontos positivos e faça um plano de ação junto com o colaborador para melhorar os pontos fracos.

Saiba delegar

Para exercer uma liderança eficiente, o gerente deve saber delegar funções e confiar na equipe. Essa descentralização das funções permite que o gestor faça uma boa gestão de seu tempo e foque nos projetos mais importantes da empresa.

Utilize de uma comunicação clara com sua equipe para alinhar corretamente os objetivos e os resultados esperados e faça o acompanhamento do trabalho individual, corrigindo quando necessário.

Além de ajudar no trabalho do líder, essa prática também motiva e desenvolve os colaboradores, que se sentem importantes para o crescimento da empresa e adquirem novas competências.

Preocupe-se com o bem-estar de seu time

O bem estar de seu time afeta diretamente nos indicadores da empresa, como o turnover, produtividade e absenteísmo, por exemplo. Por isso, se envolva com o ambiente de trabalho para conseguir identificar as oportunidades de melhoria e fortalecer o relacionamento da equipe.

É importante que a empresa adote ferramentas como as pesquisas de clima para conseguir mapear regularmente o ambiente organizacional e fazer um levantamento das características conforme a visão dos funcionários. Após esse levantamento, devem ser desenvolvidos os planos de ação para agir sobre os pontos negativos.

O que você achou das nossas dicas? Já adotava alguma dessas práticas? Se você está em busca de conhecimento, siga nossa página nas redes sociais e fique por dentro das melhores práticas de gestão de equipe.

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 8405-1800
www.actionworks.com.br