Você precisa melhorar a produtividade de sua equipe e diminuir os custos para conseguir proporcionar o crescimento da sua empresa e melhorar a lucratividade? Então o método 5S é uma ótima opção para se aplicar no gerenciamento da sua equipe.

Porém, para conseguir alcançar os objetivos propostos, é importante que você entenda bem o funcionamento e como deve ser realizada sua implementação.

Por isso, listamos alguns itens essenciais que você precisa saber antes de investir no programa 5S da sua empresa. Confira!

O que é o programa 5S?

O 5S pode ser entendido como um modelo de origem japonesa criado para melhorar os resultados e diminuir os custos por meio da cultura da disciplina e da identificação de problemas. Essa prática traz benefícios para o profissional tanto na vida pessoal quanto dentro do seu ambiente de trabalho, pois o colaborador começa a utilizar os ensinamentos nos ambientes em que frequenta.

A empresa deve ficar atenta ao tempo de duração de cada etapa, pois é muito importante que os funcionários absorvam os conceitos e entendam a aplicação no dia a dia antes de prosseguir. Para melhorar a compreensão da equipe, o ideal é aplicar cada fase em tempos diferentes e acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores.

Ao fim da sua implementação será possível observar a melhoria nos cuidados do ambiente, dos equipamentos, materiais, métodos, medidas e nos colaboradores, que passam a observar, avaliar e tomar decisões de maneira mais precisa.

Etapas da implementação do programa 5S

Abaixo, você encontrará as definições da sigla e as fases de sua implementação na organização. Para obter melhores resultados, é aconselhável executar o programa na ordem descrita seguir:

1 – SEIRI – Senso de Utilização

Consiste em utilizar do bom senso e equilíbrio no momento de manusear as ferramentas, equipamentos, dados e materiais. Essa prática também é fundamentada em descartar ou realocar o que for considerado dispensável para os processos organizacionais e proporciona benefícios como: ganho de espaço, melhor gestão de estoque, facilidade de manutenção, redução de custo, aumento da produtividade, etc.

Essa etapa é considerada a inicial porque prepara o ambiente e os colaboradores para as seguintes fases.

2 – SEITON – Senso de Organização

O senso de organização demonstra a importância de se manter o ambiente arrumado para a prática das atividades de maneira que possam proporcionar agilidade aos processos.

Ferramentas como painéis, estantes e etiquetas são muito utilizadas nessa fase para permitir o controle e a rápida identificação. Além da economia de tempo, o SEITON facilita a localização dos itens necessários para a produção e reduz os pontos inseguros.

3 – SEISO – Senso de Limpeza

Para proporcionar um ambiente saudável, reduzir a possibilidade de acidentes, melhorar o relacionamento interpessoal e a conservação das máquinas, equipamentos e produtos através da eliminação de resíduos e sujeiras no local de trabalho.

4 – SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde

A padronização é aplicada no ambiente de trabalho por meio de normas padrões para a iluminação, placas, localização, cores e formatos com a finalidade de facilitar a localização de objetos e ferramentas.

As áreas e atividades que podem afetar a saúde dos colaboradores, como os banheiros, refeitórios e ergonomia por exemplo, também são abordadas nessa etapa e devem ser corrigidas para não afetar a produtividade e os processos organizacionais.

5 – SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina

Para finalizar, o SHITSUKE é a etapa que preza o comprometimento pessoal e o cumprimento das fases anteriores. A ética e a moral dos colaboradores são muito importantes nessa ultima fase, pois é o momento em que as atividades estão sendo executadas sem vigilância e por isso exige envolvimento e seriedade.

Em conjunto com os sensos anteriores, a disciplina e a autodisciplina promovem um ambiente mais agradável, a valorização dos funcionários, melhoria nas relações interpessoais, maior segurança, produtividade e padronização dos processos.

Você tem alguma dúvida sobre o programa 5S ou já vivenciou sua implementação e quer compartilhar essa experiência com a gente? Então deixe seu comentário abaixo.

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 8405-1800
www.actionworks.com.br