O dia a dia em uma empresa é cheio de obrigações, que vão desde negociações simples com fornecedores até a solução do problema de um cliente. Nos pequenos negócios, a carga é ainda maior, já que, na maioria das vezes, é o próprio empreendedor quem está na linha de frente da empresa.

Para lidar com todos esses obstáculos, uma dose de inspiração é sempre bem-vinda! Confira os 5 livros de liderança que indicamos para que você supere os desafios diários e seja um bom líder!

O Monge e o Executivo, James C. Hunter

John Daily é um homem de negócios que, após perceber que está fracassando na vida pessoal e profissional, decide participar de um seminário conduzido por Leonard Hoffman, um ex-empresário que abandonou tudo para viver como monge em um mosteiro beneditino.

Entre os livros de liderança, a obra de James C. Hunter é sempre citada, abrangendo conceitos que contribuem não apenas para o sucesso profissional, mas também no convívio diário com as pessoas.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, Stephen R. Covey

Com um dos livros mais influentes no mundo dos negócios, Stephen R. Covey apresenta sete hábitos para mudar paradigmas, evitar a inércia e cumprir seus objetivos.

Os hábitos envolvem a questão do autodomínio para a conquista da independência, relações interpessoais para obter a interdependência e a renovação contínua, que complementa cada um dos hábitos descritos no livro.

O 8º Hábito, de Stephen R. Covey

Além dos sete hábitos descritos em sua obra anterior, Stephen R. Covey apresenta um livro especialmente dedicado para o oitavo hábito.

Se você quer ser um líder e inspirar outras pessoas, você precisa encontrar sua voz interior, aquilo que te leva a uma execução mais dedicada e uma contribuição mais significativa com as pessoas ao seu redor. Essa habilidade de se expressar e cativar ao mesmo tempo é o oitavo hábito.

O Mito do Empreendedor, de Michael E. Gerber

O autor, Michael E. Gerber, traz uma grande contribuição aos livros de liderança com uma obra que mostra como manter uma atitude positiva e elevar a produtividade.

Primeiro, ele derruba o mito de que uma pessoa técnica, que cumpre com as expectativas em seu emprego, chegará à frente do próprio negócio, já que empreender é bem mais que isso.

O livro é um verdadeiro guia para o empreendedor, com dicas para preparar os colaboradores para atuarem como se fossem donos do negócio, construir sua empresa para superar turbulências e estabelecer um programa de desenvolvimento.

Feitas para Durar – Práticas Bem Sucedidas de Empresas Visionárias, de James C. Collins e Jerry I. Porras

James Collins e Jerry Porras, professores da Universidade de Stanford, trouxeram uma pesquisa com 18 empresas visionárias, como Disney, 3M e Sony, para tentar entender o que essas companhias gigantes e de sucesso absoluto têm em comum.

Se você está pensando na capacidade extraordinária do CEO, está enganado. É algo que parece óbvio hoje, mas foi uma revelação surpreendente nos anos 90…

Livros de liderança são fontes indispensáveis de conteúdo para acrescentar no seu desempenho como empreendedor. Apresentamos apenas algumas sugestões aqui, portanto, não deixe de procurar novos conteúdos dentro desse tema. A sua renovação é um ingrediente fundamental para o sucesso!

Se gostou desta postagem, que tal seguir a gente no Facebook e o no LinkedIn? Sempre tem conteúdo relevante para você por lá!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 8405-1800
www.actionworks.com.br