A essa altura, com a grande repercussão que a prática obteve, quase todo mundo já deve ter ouvido falar em coaching. Hoje, existem diversas modalidades possíveis para esse tipo de trabalho: há coaches de relacionamento, coaches voltados para a construção de carreira e também aqueles que oferecem um trabalho específico para os desafios do mundo empresarial, os chamados coaching de negócios.

Essa modalidade, que será o foco deste texto, faz parte de um tipo de estratégia voltada para o contexto empresarial, que prepara empresários, gestores e equipes para a sua melhor versão.

O objetivo principal do coaching de negócios é trazer a alta performance para o negócio. Quer saber mais sobre ele? Então acompanhe.

Entenda de uma vez o que é o coaching negócios

Como definição, podemos considerar o serviço de coaching como um processo direcionado que trabalha com metas, prazos, pequenos e grandes objetivos, e que visa a extração de potenciais, criando um rumo para o aperfeiçoamento duradouro de seus clientes, trabalhando comportamentos e alinhando-os a seus objetivos.

O coaching de negócios, por sua vez, é esse tipo de trabalho voltado para o contexto organizacional, em que empreendedores e gestores participam de um processo com início, meio e fim, fundamentado em metas e estruturado em técnicas e ferramentas que possibilitarão o alcance dessas metas.

Na prática, funciona como uma análise com foco e um tempo de duração determinado, na qual pontos fortes e fraquezas são desafiados, bem como estratégias e recursos são levantados para solucionar essas questões.

A formação de equipes de alto desempenho, por exemplo, pode ser uma das atividades trabalhadas pelo coach de Negócios, na qual o engajamento e a produtividade são os principais alvos.

Além da formação da equipe, existem muitas outras áreas a trabalhar nesse tipo de processo. Empreendedores que passam por um processo de coaching costumam apresentar melhoras em relação a:

  • capacidade de escuta;
  • flexibilidade;
  • produtividade;
  • relações estabelecidas no trabalho.

Para aprofundar mais esses benefícios trazidos pelo coaching de negócios, continue acompanhando.

Conheça os benefícios de contratar um coach de negócios

Vimos acima que o processo de coaching trouxe para executivos ganhos variados e que vão muito além de um simples aprendizado técnico, ou algum outro tipo de conhecimento.

Um dos diferenciais de um coach de negócios é não trabalhar necessariamente com uma teoria, um método ou uma nova descoberta, mas, sim, com as próprias competências do empreendedor, exploradas ao máximo por meio de seu conhecimento na área e de um conjunto de ferramentas adequadas, que apenas esse tipo de profissional dispõe.

Outros benefícios específicos que o coaching pode trazer são:

  • liderança efetiva;
  • melhora nos relacionamentos interpessoais;
  • engajamento de colaboradores;
  • gestão de conflitos;
  • desenvolvimento de talentos;
  • criação de valor para o negócio;
  • equilíbrio e controle na gestão financeira;
  • visão e objetivos estratégicos para a perenidade do negócio;
  • capacidade de desenvolver novas lideranças.

Quando investir em um coach de negócios

Sempre que for preciso desenvolver habilidades e competências de maneira contínua em função de melhores resultados, o serviço de coach pode ser uma alternativa.

Isso vale tanto para indivíduos quanto para empresas, que podem usar esse recurso na busca por objetivos específicos ou soluções diferentes que envolvam a possibilidade de traçar novos planos.

Muitas vezes, o profissional encontra problemas não somente por ter dificuldades para resolver situações em seu dia a dia de trabalho, mas também por não conseguir determinar um foco de ação, ficando anos fazendo a mesma atividade sem motivação. Neste caso, o coach pode ajudá-lo a determinar novos rumos para sua carreira e assim adquirir um crescimento profissional orientado.

Em um mercado tão competitivo e de difícil mobilidade como o atual, situações como a busca por desenvolvimento profissional, reorientações vocacionais, entre outras, podem ser melhor encaradas com o auxílio de um especialista.

Neste caso o coach pode atuar na formação de novas lideranças para a empresa, definição de metas mais racionais em função das possibilidades do cliente, melhora de sua produtividade por meio de obtenção de um maior autocontrole e confiança do ponto de vista pessoal, autonomia na tomada de decisões e aperfeiçoamento de seu relacionamento interpessoal.

A importância da definição de metas

As metas precisam ser definidas em conjunto com o cliente, pois será ele quem percorrerá o caminho até sua conquista. Sendo assim, elas não são uma lista com tarefas a serem cumpridas, mas sim algo com significado maior, desafiador, para que tenha um impacto positivo na vida e nos negócios do cliente, levando-o a um outro patamar do ponto de vista profissional e de realização.

Neste cenário, o coach é alguém que participa da criação desse compromisso assumido pelo orientado e o incentiva a avançar em direção ao sucesso.

É preciso deixar claras as instruções a respeito do que, quando, onde e como as ações deverão ser feitas. Nesse processo, existe também o trabalho com o indicador de resultados, que permite ao coach dar ao cliente o feedback necessário em função da evolução apresentada por ele, tornando o processo mais racional.

O acompanhamento durante o processo, que pode exigir mais tempo ou menos tempo, é essencial para diminuir as possibilidades de incompatibilidade entre as ideias que foram concebidas na fase do planejamento das ações e a sua execução de fato.

O funcionamento do plano de ação do Coach

No ambiente Empresarial, as possibilidades variam de acordo com as características do profissional e sua função.

Entretanto, de uma maneira geral, um plano de ação depende fundamentalmente da correta determinação de metas. É a partir delas e seu desdobramento no curto, médio e longo prazos que será possível avançar rumo à definição de uma estratégia para alcançar os objetivos.

Para cada meta é preciso criar um plano, o que dará origem a diversas ações a serem realizadas com foco em resultados, que irão agregar valor ao método no fim do processo.

Compreender o significado de cada passo a ser dado também é significativo para o sucesso do projeto. É importante que a construção do plano de ação tenha respostas para cada uma das metas estabelecidas. Perguntas como “O quê? Por que? Quem? Quanto? Como? Quando? Onde? ” devem acompanhar essas metas.

Em seguida, é hora de criar um plano de ação com informações a respeito das metas, as ações a serem tomadas e as datas para cada execução. Esse planejamento é essencial para tornar factíveis as medidas planejadas. Por fim, é hora de executar. A ação é o que trará os resultados idealizados no planejamento.

A escolha de um coach de Negócios

Como já vimos no início deste texto, existem muitas especialidades na área de coaching, cada uma delas com suas características e finalidades próprias.

Para você não errar na hora de escolher o seu Coach de Negócios, é preciso considerar algumas características que podem fazer grande diferença no processo de tomada de decisão. São eles:

  • o seu Coach de Negócios deve ter capacitação e certificação específica para negócios, realizada em uma instituição acreditada internacionalmente;
  • ele deve contar com uma metodologia própria e adotar práticas de negócios testadas e comprovadas mundialmente;
  • a sua metodologia deve contar com anos ou décadas de experiência, inovação e aplicação com sucesso tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento;
  • ele deve fazer parte de uma ativa comunidade com milhares de coaches espalhados pelo planeta, utilizando a mesma metodologia, interagindo e trocando experiências.

Existem inúmeras vantagens de se contratar um coaching de negócios, as quais podem se desdobrar em efeitos imensuráveis para a carreira de um empresário e para o negócio como um todo. O sucesso não é algo que se consegue por acaso, ele é o resultado de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que podem, e são, controladas e controláveis.

Quer ajuda com um coaching de negócios? Então entre em contato conosco agora mesmo!

 Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
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