Um desafio muito comum enfrentado por donos de pequenos e médios negócios é ter uma gestão de tempo eficiente. Na rotina corrida, todas as responsabilidades acabam sendo centralizadas no dono do empreendimento, e é normal sentir-se perdido no meio de tantas tarefas vindas de todos os setores.

Caso você sinta que a falta de tempo tem atrapalhado a sua produtividade no trabalho, fique atento a este post! Nele, mostraremos como uma gestão de tempo ineficiente pode atrapalhar não apenas o seu negócio, mas também a sua disposição e até mesmo a saúde. Confira:

Como a falta de tempo afeta a saúde?

De acordo com uma pesquisa feita pelo International Stress Management Association no Brasil (ISMA – BR), o perfil mais comum entre os estressados são pessoas entre 36 e 55 anos, das quais 71% consideram a falta de tempo e o excesso de tarefas como a maior causa do estresse.

Ainda segundo especialistas, o estresse pode ser o causador de diversas doenças e complicações, como dores musculares e de cabeça, hipertensão, insônia, irritabilidade, e etc. Com isso, não é de se espantar que quanto maior o nível de estresse, menos produtivo você consiga ser.

Por isso, tome cuidado com o ciclo vicioso: saiba a hora de parar, diminuir o ritmo, delegar tarefas e buscar ajuda. Assim, você garante uma vida mais saudável não só para você, mas para o seu empreendimento.

A falta de tempo e a produtividade no trabalho

Um dos maiores problemas que a falta de tempo pode causar para um negócio é a perda de contatos importantes, sejam clientes ou parceiros. Para evitar que isto ocorra, é necessário fazer uma análise apurada de quanto tempo você gasta prospectando, vendendo, fechando o negócio e atendendo aos clientes, garantindo que a quantidade de tempo é proporcional à importância do contato.

Para fazer isso, alguns aspectos a serem analisados são: o número de contatos que o possível cliente já fez, nível de interesse demonstrado, ticket pago pelo cliente após o fechamento do negócio, etc.

Além disso, focar em muitas tarefas ao mesmo tempo pode prejudicar a sua saúde mental e a capacidade de concentração, essenciais para a gestão de um empreendimento de sucesso. Lembre-se de como o estresse pode afetar a sua qualidade de vida, e saiba que trabalhar excessivamente não é o mesmo que ser produtivo!

O que fazer para ser mais produtivo em menos tempo?

Para aumentar seu nível de produtividade no trabalho sem inventar um dia que tenha mais horas, é essencial ter um planejamento bem estruturado, além de ter uma equipe bem preparada, com a qual você possa contar para te ajudar com as tarefas.

Dito isso, separamos 3 dicas que podem te ajudar a ser mais produtivo:

Tenha prioridades

No seu planejamento diário ou semanal, organize as obrigações em uma lista por ordem de prioridade, colocando as mais prioritárias em primeiro lugar. Vá riscando as tarefas conforme forem sendo realizadas: isso te dará um senso de dever cumprido, e irá motivá-lo a continuar eliminando tarefas.

Desconecte-se

Separe um tempo para responder e-mails, mensagens no celular e ler os posts dos amigos no Facebook. Quando você não tem um horário específico para verificar as redes sociais, é fácil perder a noção do tempo e desperdiçar minutos valiosos.

Caso precise verificar as redes sociais por causa do trabalho, separe intervalos específicos para isso. Nada de parar no meio de uma atividade toda vez que uma nova notificação chegar!

Organize o ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho limpo e organizado é muito mais propício para a concentração. Separe os papéis por assunto e deixe sobre a sua mesa apenas o que for estritamente necessário, guardando em gavetas acessíveis o que for utilizado apenas ocasionalmente. Assim, toda vez que você entrar na sua sala, seu cérebro entenderá o recado: é hora de trabalhar!

Gostou de saber mais sobre como a falta de tempo pode atrapalhar a sua produtividade no trabalho e o que fazer para evitar isso? Então compartilhe o post nas suas redes sociais para que os seus amigos também saibam!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 8405-1800
www.actionworks.com.br