Alguém capaz de oferecer as ferramentas necessárias para vencer as barreiras do mercado e consolidar o seu negócio é o que todo empresário que queira crescer precisa. Porém, por não terem em quem confiar para compartilhar as dificuldades e desafios inerentes a gestão da sua empresa, muitos acabam por carregar essa imensa responsabilidade sozinhos e, algumas vezes, se veem em situações difíceis.

Para isso, existe a solução chamada coaching de negócios, que consiste em um processo com início, meio e fim, capaz de oferecer assistência em curto prazo e garantir a continuidade de seus benefícios no longo prazo.

Saiba o que é o coaching de negócios

No meio empresarial, para permanecer é necessário crescer, isto é, uma empresa que não cresce não consegue sobreviver às demandas constantes do mercado. Por isso há o antigo ditado, empresas são como árvores, se não estão crescendo estão morrendo. Isso, porque, além da concorrência ser uma constante, presente a todo momento, a gestão empresarial tem se tornado cada vez mais estratégica, forçando a modernização de empresas e o investimento em inovação.

O coaching de negócios ou business coaching, como também é conhecido, atua justamente na detecção dos tipos de estratégia que a empresa precisa para explorar ao máximo o seu potencial. Além disso, ele avalia a situação em que o negócio se encontra em todos os aspectos (financeiro, gerencial, etc.) e sinaliza mudanças, novas práticas e estratégias, demonstrando a urgência de cada uma e destacando as prioridades.

Conheça o que o coach pode fazer por você

O profissional que trabalha com o coaching de negócios é o coach, que, em inglês, significa treinador. Esse conceito era mais utilizado no meio esportivo, no qual técnicos e líderes de times desenvolviam o potencial de equipes e atletas com base em sua didática, estratégias motivacionais, trabalho psicológico, entre outros recursos. Todavia, nas últimas décadas, esse conceito ganhou de vez mais o universo corporativo.

Por que o mundo empresarial precisa de coaches?

Bom, primeiramente, via-se a necessidade urgente de se modificar o estilo de liderança predominante nas organizações, uma vez que se percebia a ineficiência das formas de liderar focadas em poder, hierarquia, domínio de conhecimento, experiência, etc. Tais aspectos foram substituídos pelo foco em resultados, competência, desempenho e maturidade de mercado.

Por isso, diante dessas mudanças, o coach se tornou um grande aliado do dono de negócios, devido à sua abordagem mais completa e seu maior compromisso com resultados duradouros.

Entre os pontos que podem ser desenvolvidos por profissionais de coaching com empresários e donos de negócios, podemos destacar:

  • Desenvolver capacidade de liderança;
  • Estruturar a identidade do negócio (missão, valores);
  • Aumentar a produtividade;
  • Criar um plano de negócios;
  • Otimizar gastos e tempo, investindo no que dá retorno;
  • Estabelecer metas e prazos para alcançar resultados, entre outros.

A partir disso, fica mais fácil compreender por que esse conceito vem ganhando tanto espaço e tanta força.

Além de trabalhar todos esses aspectos destacados acima, o coaching de negócios oferece também mais segurança ao empreendedor que necessita de uma opinião externa sobre a forma pela qual vem tocando o seu negócio. Isso, porque garante maior profissionalismo na sua atuação por não possuir qualquer outro envolvimento com a empresa que não seja o único objetivo de fazê-la crescer.

Você ainda tem dúvidas se vale a pena contratar coaching de negócios? Deixe um comentário que nós queremos saber a sua opinião!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 8405-1800
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