Certamente, o final do ano possui uma energia especial, que contamina as pessoas com otimismo e esperança. Esse é o momento em que costumamos fazer as famosas promessas para o ano vindouro, onde reavaliamos nossos erros e acertos para fazer tudo certo nessa nova etapa da vida.

Claro que, para o empreendedor, esse é um momento cheio de expectativas, principalmente após a sinalização de especialistas e do próprio governo que afirmam que, em 2017, a situação econômica do país vai apresentar uma leve melhoria em relação ao ano passado.

Acontece que não podemos deixar o plano de melhorias apenas no mundo das ideias. Uma meta sem um plano de ação é apenas um desejo. Por isso, resolvemos trazer, no post de hoje, quatro hábitos que o gestor precisa desenvolver para começar o ano com o pé direito. Confira!

1. Invista na sua capacitação

Nesse ano, procure investir na profissionalização da sua gestão. Afinal, estamos nos recuperando de uma crise, por isso, é muito importante que a sua empresa esteja preparada e se mantenha resiliente. Claro, a realização de cursos, pós-graduações e workshops, por exemplo, podem ajudar muito o gestor a desenvolver o seu trabalho, mas não pode parar por aí.

Existem, sim, algumas formas simples para melhorar as suas habilidades como gestor, como a leitura de livros sobre empreendedorismo, por exemplo. O importante é não ficar parado e buscar sempre se atualizar.

2. Aproveite para se conhecer melhor

O início do ano, como vimos, é um período em que costumamos reavaliar nossas decisões para acertar mais no ano seguinte. Em outras palavras, é um momento para virarmos o espelho para nós mesmos e nos conhecermos melhor. Então tire 2017 para fazer uma boa autoavaliação, afinal, o empresário precisa ter segurança, pois sempre toma decisões que afetam toda a empresa.

Novamente, a leitura de livros motivacionais pode ser um bom caminho, mas o ideal é procurar um suporte profissional. Com um bom trabalho de coaching, por exemplo, o empresário realiza atividades que podem ajudá-lo a se desenvolver e se conhecer melhor.

3. Tenha uma vida saudável

Certamente esse é um dos hábitos mais negligenciados pelo empresário brasileiro. Muitos vivem com uma qualidade de vida muito ruim, pois acreditam se tratar de uma perda de tempo. O resultado, com o tempo, é que problemas relacionados ao estresse e a depressão rapidamente atingem o gestor, que passa a produzir menos.

Em 2017, procure estabelecer uma rotina saudável. Você não vai precisar fazer muito, já que uma simples caminhada já ajuda na produção de hormônios e diminui a pressão arterial. Assim, você pode render muito mais no seu dia a dia.

4. Faça um planejamento estratégico

Por fim, no início desse ano é importante revisar completamente o planejamento estratégico do seu negócio. Esse é um hábito que precisa ser repetido, afinal, a situação sempre muda e é importante que o gestor recalcule os seus passos para manter o negócio resilientes.

É no planejamento estratégico que avaliamos o ambiente interno e externo para traçar as metas e objetivos da organização. Assim, você saberá exatamente tudo o que precisa ser feito no ano de 2017!

Gostou das nossas dicas de hoje? Então assine as nossas redes sociais e fique por dentro de muito mais!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 98405-1800
www.actionworks.com.br
www.facebook.com/actionworksBR