Como você definiria seu tipo de liderança? Você tem se visto obrigado a atender diferentes demandas que vão além das suas funções na gestão empresarial? O tempo tem sido seu maior inimigo e o estresse tem se tornado cada mais presente em sua vida?

Se você disse sim para algumas dessas perguntas, possivelmente você pode ter dificuldades em delegar funções. Descentralizar o trabalho não é uma tarefa fácil, mas é uma medida muito importante para melhorar seu fluxo de trabalho, o funcionamento do negócio e garantir sua qualidade de vida. Veja a seguir 5 vantagens da descentralização e encare esse desafio.

Possibilidade de se dedicar às prioridades do seu negócio

A dificuldade em delegar tarefas pode fazer com que o líder se concentre em processos que poderiam ser melhor desenvolvidos por outra pessoa da equipe e acaba deixando em segundo plano questões que envolvem diretamente a gestão do negócio.

Quando você passa a descentralizar, você melhora sua produtividade e consegue se dedicar às questões que merecem atenção especial e são específicas de sua função como gestor. Aproveite a oportunidade para se concentrar na elaboração e execução do planejamento estratégico do seu negócio e no feedback constante à equipe, por exemplo.

Menor rotatividade da equipe

A rotatividade de sua equipe anda muito alta? Você sabia que isso pode ser consequência da sua dificuldade em delegar as tarefas?

Em muitos casos os colaboradores pedem demissão não porque não se sentem preparados para o exercício da função ou por não conseguirem vestir a camisa da empresa, mas porque não conseguem ver no gestor um líder que acredita no valor da equipe que possui.

Ao descentralizar o trabalho você acaba conferindo maior autonomia a seus colaboradores, mostrando que sua liderança confia, respeita e valoriza as competências presentes em cada membro da equipe. Com isso, o time se sente mais motivado a inovar e a desempenhar suas funções.

Mais tempo para desenvolver novas competências

Sabe aquele curso que você tem interesse de fazer a tempos ou aquele projeto que foi deixado de lado há um tempo porque você vem acumulando funções?

Ao descentralizar o trabalho você vai perceber que a agenda não é sua inimiga e que delegar tarefas pode impactar diretamente em sua gestão de tempo. Você vai poder aproveitar para investir em melhorias em sua própria gestão e também implementar ou aperfeiçoar outras ações dentro do negócio.

Você assume uma liderança democrática

Delegar funções mostra ainda a importância do trabalho em equipe para o seu negócio e confere a sua liderança um perfil democrático.

Além disso, você pode observar como seus colaboradores agem quando tem maior autonomia para desempenhar o trabalho e aproveitar melhor o potencial daqueles membros da equipe que mais de destacarem.

Melhor qualidade de vida

A centralização de tarefas não traz prejuízos apenas ao seu desempenho profissional. A rotina sobrecarregada pode levar ao estresse, diminuindo seu rendimento na gestão dos negócios, o que pode influenciar também sua vida fora da empresa. Isso sem contar que o ambiente de trabalho também pode ser impactado pelo descontrole emocional do gestor por conta do dia a dia estressante.

Com uma gestão empresarial descentralizada você vai perceber melhorias no trabalho e principalmente em relação ao seu bem-estar. Não se esqueça que existe vida fora do expediente e que delegar funções ajuda você a equilibrar as tarefas do dia com a vida pessoal.

Convencido das vantagens de descentralizar o trabalho na sua empresa? Se você gostou das nossas dicas e não quer perder mais nenhuma novidade, siga a gente também no Facebook e no LinkedIn!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 98405-1800
www.actionworks.com.br
www.facebook.com/actionworksBR