Sempre que a virada do ano se aproxima, várias promessas são feitas. Se você é responsável pela gestão de equipe em sua empresa, provavelmente colocou como objetivo para o ano novo manter o grupo motivado para melhorar os resultados.

O problema nessa pretensão é que muitas ações não se tornam duradouras, fazendo com que a promessa se renove a cada ano sem que a organização tenha o resultado esperado.

Para te ajudar a criar métodos concretos para garantir a motivação dos funcionários durante o período inteiro, listamos, neste post algumas dicas importantes para você. Confira!

Faça reuniões periódicas

As reuniões servem como ferramenta de comunicação entre superiores e subordinados. Esse é o momento de deixar a equipe por dentro dos resultados alcançados, sugerir melhorias, reconhecer o esforço de todos e repassar demais informações importantes.

Um erro que alguns líderes cometem é a baixa periodicidade com que essas reuniões são realizadas e a negatividade com que as coisas são tratadas. Só fazem reuniões quando há problemas e situações para serem corrigidas. Como dito, esse é o momento de comunicar e por isso deve envolver tudo o que for relevante e não só os pontos ruins.

Mesmo que sua agenda seja apertada, programe para que a reunião aconteça pelo menos uma vez por mês para passar o fechamento do período. Se conseguir fazer uma vez por semana ou quinzenal, melhor. Além de motivar a equipe, essa prática garante que todos estejam alinhados com os objetivos.

Crie uma política de bonificação

Existe alguma política de bonificação para os colaboradores que se destacam? Ela está sendo eficaz? Pois saiba que nem sempre as recompensas em dinheiro são as mais adequadas; é necessário que elas gerem valor para os profissionais. Conhecer bem sua equipe ajuda na escolha ideal dos prêmios.

Se sua empresa não adota essa política, corra atrás para estabelecer uma rapidamente. Desafiar o grupo e valorizar aqueles que mais se destacam contribui para o crescimento da empresa, aumenta a motivação e cria uma competição saudável.

Ofereça benefícios atrativos

Você sabia que o salário não é muitas vezes o principal motivador dos colaboradores? Os benefícios que a companhia oferece são igualmente necessários e também precisam ser relevantes para os empregados.

Além dos planos de saúde e odontológico que são muito comuns hoje em dia, ter programas de treinamentos, plano de carreira, horários flexíveis, etc demonstra para as pessoas que a empresa valoriza os profissionais.

Para diminuir custos ou até mesmo para variar os benefícios, você pode procurar por parcerias. Os fornecedores são ótimas opções de cooperação, pois podem desenvolver treinamentos específicos ou oferecer brindes.

Programe os feedbacks

Oferecer feedbacks periódicos é a melhor maneira de manter a equipe motivada e focada durante todo o ano. É essencial fazer o planejamento de acordo com os projetos, programas de bonificação, treinamentos e fechamento de período.

Esse é o momento de demonstrar o que é esperado individualmente. Também devem ser ressaltados os bons resultados alcançados e explicado o que é preciso melhorar para que o profissional contribua para o crescimento da organização.

Mais uma vez é importante destacar que as práticas de gestão de pessoas não devem ser voltadas somente para os pontos negativos. O líder precisa encontrar um equilíbrio para não desmotivar o grupo.

Se você quer ter novos insights ou trocar ideias sobre o tema de gestão de equipe, converse comigo e assine a nossa newsletter. Siga nossas páginas no Facebook e no LinkedIn para conhecer nosso trabalho!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 98405-1800
www.actionworks.com.br
www.facebook.com/actionworksBR