Se você tem percebido que o seu dia a dia como dono de negócio não rende e que mesmo colocando o máximo das suas energias as coisas parecem estar estagnadas, então você pode estar sofrendo de uma sobrecarga de trabalho.

Isso pode ser fruto de um erro estratégico relativamente fácil de resolver, que acontece quando você se desvia da verdadeira função de um dono de empreendimento e se envolve além da conta na operação.

Mas qual é a verdadeira função de um dono e o que é possível fazer para resolver esse problema? Siga conosco e descubra!

Conheça seus limites

Algumas perguntas que você pode se fazer são essenciais para identificar se está no o seu papel de dono na empresa ou não. São elas:

  1. Você dedica o tempo necessário pensando em estratégias de mercado?
  2. Você trabalha com indicadores de desempenho?
  3. Suas decisões são baseadas mais na razão do que na emoção?
  4. Você trabalha com metas?
  5. Você controla seu tempo e sua agenda?
  6. Você dedica tempo a passar objetivos para a equipe e treiná-la para persegui-los?
  7. Você usa alguma estratégia para promover a integração dos membros de sua equipe?
  8. Os resultados de sua empresa tem mais a ver com alcançar maiores lucros do que pagar contas?

Caso a maioria das respostas tenha sido “não”, você deve reconsiderar sua atuação na empresa. Existe uma falha no que diz respeito à estratégia. Mas acalme-se isso pode ser solucionado. Confira.

Não seja um “faz tudo”

Se você se identificou com essa expressão, então é preciso rever seu posicionamento na empresa. A psicologia já identificou: o cérebro humano não é multi-tarefa e cada vez que você alterna de um tópico para outro, há um tempo de preparação das ideias e pensamentos para iniciar a nova tarefa. Quanto mais complexa a atividade maior o tempo necessário e você pode perder até 30% do seu tempo apenas para se preparar para essas trocas de contexto.

Quando você se dedica a uma única atividade, é possível ter maior concentração e você terá um melhor rendimento se levá-la até o final, de forma que você não tenha que retornar a ela. Já quando precisa estar o tempo todo cuidando de tudo, você vai estar consumindo muito tempo nessas trocas de contexto e pode começar a perder de vista detalhes relevantes. Isso representa queda de qualidade, algo que pode interferir negativamente nos resultados de sua empresa e fazer com que você se sinta sobrecarregado.

Delegue tarefas

A conclusão óbvia do tópico anterior é que você precisa aprender a delegar funções. Procure sempre trabalhar com pessoas que possam atuar sob sua orientação, muitas vezes até de uma forma mais econômica. Faça um inventário de todas as atividades que você realiza normalmente no seu trabalho. Classifique-as de acordo com dois critérios: importância estratégica e complexidade. Reserve para si somente as de alta importância estratégica. Tenha cuidado ao delegar as de alta complexidade e definitivamente livre-se das demais.

Isso não precisa ser feito de uma hora para outra, aliás, é algo que pode ser realizado de maneira lenta e gradual, até mesmo para que você possa dar às pessoas tempo hábil para que elas reforcem seus conhecimentos antes de começar a lidar no dia a dia com suas tarefas.

É importante que você compreenda que ser dono não significa necessariamente atuar em todas as áreas da sua empresa. Outras pessoas capacitadas podem fazer isso.

Conheça o seu papel como dono de negócio

Como dono, você é o líder e precisa sim se fazer presente no negócio. Lidere pelo exemplo e faça com que essa presença seja inspiradora e muito produtiva.

Sendo assim, concentre-se naquilo que pode fazer com que você se torne útil para o sucesso do empreendimento.

Trabalhe com indicadores de desempenho para garantir o crescimento e a rentabilidade da organização, passe a ir atrás de novos negócios, procure por soluções para aumentar o patrimônio da empresa, enfim, coloque-se como alguém focado na parte estratégica da empresa para fazê-la crescer.

Quer saber como podemos ajudá-lo a evoluir como dono de negócio? Entre em contato conosco.

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 98405-1800
www.actionworks.com.br
www.facebook.com/actionworksBR