Para conseguir melhores resultados no mercado, são necessárias estratégias construídas com uma base sólida e muito bem planejadas. A retenção de clientes, por exemplo, é uma tarefa que exige muita atenção e organização, incluindo o marketing de relacionamento.

O marketing de relacionamento é uma ótima opção para criar uma ligação entre a empresa e a clientela, fortalecendo laços mercadológicos entre eles. Isso é uma das táticas que viabilizam a fidelização de quem compra com você. Além disso, quando as estratégias são bem executadas, é possível atrair ainda mais (novos) clientes.

Está com problemas na hora da retenção de clientes? Para fazer o marketing de relacionamento ideal para a sua empresa, veja algumas dicas:

Personalize as suas mensagens

O marketing de relacionamento, para apresentar bons resultados, precisa colocar a empresa mais próxima aos clientes. E por meio dessa aproximação, tentar fazer parte da rotina de cada um deles. Entretanto, para estreitar os laços, cada cliente precisa se sentir único, especial.

A personalização das mensagens é uma forma de entregar a sensação de exclusividade para os clientes. Para fazer isso, utilize técnicas de contato mais diretas, como as campanhas de e-mail marketing, telefone e SMS.

Com bons métodos de e-mail e SMS, é viável personalizar o conteúdo com o nome do cliente e até mesmo de acordo com o seu perfil de compra. Já por telefone, é possível estabelecer uma conversa que se ajuste apropriadamente a cada pessoa.

Padronize e solucione os problemas rapidamente

Como cada cliente precisa ser bem tratado e se sentir único, os problemas também precisam ser solucionados de modo particular e rapidamente. Procure formas de amenizar os problemas para evitar que eles aconteçam, mas esteja preparado para resolvê-los bem quando evitá-los for impossível.

Ter uma política bem desenvolvida de solução de problemas pode ser altamente relevante não só para otimizar seus processos internos, mas para posicionar melhor o apreço por sua marca entre a clientela. Com padrões operacionais bem pensados, logo que o cliente lhe contatar para resolver algo, sua equipe já saberá exatamente o que deve fazer ou para quem repassar a chamada ou contato.

É preciso ter um pouco de cautela nessa etapa. Pois é comum que os clientes estejam com os ânimos descontrolados. Prepare seu time de colaboradores para enfrentar as situações com delicadeza e eficiência, a fim de não perder clientes.

Faça uma adequada análise dos dados

Para conseguir multiplicar os bons resultados com o uso do marketing de relacionamento, é conveniente estar a par do comportamento dos seus clientes. Não basta saber os perfis dos compradores, deve-se saber exatamente o que fazem e o que os levam a comprar seus artigos.

Conhecer os padrões de conduta e demandas possibilita saber exatamente o que atrai e o que afasta o seu público-alvo daquelas ações que você gostaria que eles tivessem tomado. Analise, por exemplo, qual o motivo que leva seus clientes a desistirem de uma compra ou efetuar uma troca. Isso ajudará a resolver os problemas mais comuns e satisfazê-los muito mais.

É possível identificar os padrões de comportamento por meio de pesquisas de mercado, sejam elas aplicadas em campo, sejam coletas de dados dentro da empresa/loja.

Use um sistema de CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é uma estratégia importantíssima para gerenciar o relacionamento com os clientes. Por meio de um software, pode-se conhecer o consumidor em mais detalhes e encontrar os padrões de comportamento já citados com mais facilidade.

É possível ainda aproveitar o CRM para saber como é a negociação com cada cliente, prevendo exatamente como agir com cada um deles. Essa ferramenta é fundamental para sua equipe de vendedores conseguir um alto desempenho em suas rotinas.

Além do marketing de relacionamento para a retenção de clientes, existem ainda outras dicas que podem ser utilizadas para fazer a empresa ganhar mercado. Clique aqui e conheça mais 6 dicas fundamentais para o seu crescimento!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
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