O plano de negócio é um documento essencial para a gestão de uma empresa. Não só para quem está começando, o documento tem um valor muito importante: através dessa ferramenta é possível definir quais são os diferenciais de sua ideia, para quem o seu produto será vendido e quais serão os meios utilizados para levá-los aos potenciais clientes.

Pode parecer complicado, mas é possível criar o seu próprio plano de negócio sem maiores dificuldades. E para aumentar as chances de sucesso de sua ideia, trouxemos cinco dicas indispensáveis para você criar um planejamento consistente e que o ajudará a estruturar a sua futura empresa. Confira a seguir:

Como criar um plano de negócio prático

Quando penso em plano de negócios sempre me vem à mente a imagem daqueles planos de negócios longos e complicados sugeridos pelas consultorias e normalmente exigidos quando o empreendedor deseja obter financiamentos governamentais ou vender a sua ideia a investidores institucionais. Eles têm a sua aplicação nestes contextos mas fora isso, em geral o seu destino é a gaveta. Entretanto há uma pequena peça, que faz parte de todo plano de negócios que é de extrema importância e utilidade: o Plano de Marketing. Esse sim sempre deve existir e tem que ser atualizado constantemente. A seguir vão algumas dicas para você construir o seu.

1. Pense e repense a sua ideia

A ideia é realmente boa e lucrativa? Para responder essa questão, é aconselhável que o empreendedor pense e repense a sua ideia. A dica é ver se uma ideia é realmente rentável e se existe uma demanda para ela.

Crie um mapa visual de sua ideia (pode-se utilizar um quadro para isso!) destacando as seguintes informações: qual será a proposta de valor da empresa, as atividades-chave, os custos, recursos principais e quais serão os canais de venda utilizados. Isso o ajudará a visualizar sua ideia com mais clareza.

2. Conheça o seu diferencial competitivo

Depois de validar a sua ideia, chegou a hora de identificar quais serão só diferenciais de sua empresa. A dica aqui é construir um diferencial que faça o cliente escolher a sua empresa em vez da concorrência. Coloque no documento todos os diferenciais de sua ideia, e porque eles farão com que os clientes escolham a sua empresa.

3. Estude bem o seu público-alvo

É muito importante conhecer o perfil do seu futuro cliente. Pesquisa sobre seus hábitos, interesses e situação socioeconômica. Dessa forma será possível criar campanhas, estratégias e produtos para atender as expectativas do futuro consumidor de sua empresa.

Para conhecer melhor esse público, estude também a concorrência e os outros empreendimentos que já atendem a esse segmento. Converse com os clientes e entenda quais são suas necessidades reais dentro do segmento que você pretende atuar.

4. Tenha todas as informações possíveis

Assim como o perfil de seu público-alvo, é de extrema importância saber quem são os seus concorrentes e entender todos os números do mercado.

É preciso colocar no papel quais serão os custos do produto, quanto será necessário ter em caixa para fazer o negócio funcionar, de quanto será o investimento inicial e qual será a taxa de rentabilidade da empresa. Com essas informações, o empresário poderá criar um plano de negócio mais organizado e mais fácil de ser seguido.

5. Estude!

A boa notícia é que tudo o que você precisa para ser bem sucedido nos negócios já foi inventado. Há toneladas de livros, e-books e conteúdos relevantes para que você possa se aperfeiçoar em gestão. Uma característica que é fundamental para todo empreendedor é ter curiosidade e aprender sempre.

Seguindo essas dicas você poderá criar o seu plano de negócios e tirar do papel a(s) sua(s) ideia(s) de negócio(s) com mais facilidade. Lembre-se que um plano escrito é essencial para o estabelecimento de sua empresa, e que revisá-lo é sempre importante a medida que o negócio for se desenvolvendo (e possuir novas necessidades).

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Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
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