Garantir a motivação de funcionários e manter a equipe engajada não é tarefa fácil. Identificar quais são as necessidades dos colaboradores, desenvolver ações eficientes e conquistar bons indicadores de gestão de pessoas requer muito estudo, empenho e tempo por parte dos líderes.

Toda organização precisa investir na motivação do grupo se quiser ser competitiva e alcançar o crescimento. Por isso, separamos algumas dicas de como motivar os funcionários em seu negócio. Confira!

1. Proponha desafios e recompense

Os desafios são muito importantes para dar propósito para os colaboradores. Definir metas e objetivos demonstra para cada um qual é sua importância para o crescimento da organização e garante que os bons resultados apareçam.

Fique atento para não estabelecer desafios impossíveis de serem cumpridos, pois isso reflete negativamente na gestão de pessoas. Utilize da técnica SMART (específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal) para definir metas e recompense o bom desempenho.

Essa recompensa não impõe um dispêndio financeiro por parte da companhia e é fundamental para a motivação. Um dia de folga, um coffee break para a equipe, uma foto de destaque do mês ou até mesmo brindes da própria empresa são exemplos de políticas de recompensa que não demandam muito investimento de capital.

2. Estimule a capacitação

Estimular a capacitação e ter um planejamento de treinamentos para a equipe é uma excelente opção para manter a motivação dos funcionários e, ao mesmo tempo, contribuir para o crescimento da empresa e dos profissionais.

Essa ação é eficiente uma vez que demonstra para o colaborador que a empresa valoriza seu trabalho e que conta com o mesmo para projetos futuros.

O incentivo à capacitação pode acontecer de diversas maneiras, como por exemplo: bolsa de estudo, e-learnings, viagem de treinamento, palestras, mini cursos, cursos online gratuitos, etc.

3. Ofereça feedbacks frequentes

Essa ação demanda tempo, observação e métricas de avaliação por parte do gestor. Os feedbacks devem ser frequentes para possibilitar o correto acompanhamento das melhorias propostas durante o retorno sobre o desempenho.

O aconselhável nesse processo é oferecer feedbacks construtivos para não desmotivar o colaborador e também para não desmerecer as conquistas. Ressaltar os pontos positivos e fazer o profissional entender a importância de um desempenho melhor são pontos que não podem faltar.

4. Proporcione um ambiente saudável e seguro

Já existe uma pressão no dia a dia para o alcance de resultados e a concorrência por cargos melhores, não é mesmo? Para conseguir equilibrar uma competitividade sadia com o bom relacionamento, é fundamental que o gestor desenvolva ações para manter um clima organizacional favorável.

Um ambiente com problemas, insultos e ruídos em demasia desmotiva o funcionário e faz com que ele evite a empresa, afetando dessa forma índices como o absenteísmo e a rotatividade.

Além disso, estar em um local que oferece segurança para os colaboradores aumenta a satisfação da equipe e permite que o trabalho seja desenvolvido sem acidentes.

5. Delegue responsabilidades para aumentar a motivação de funcionários

Delegar tarefas faz com que o funcionário se sinta valorizado na empresa. Demonstrar confiança no trabalho desenvolvido e integrar a equipe nas tomadas de decisões aumenta o engajamento e a produtividade.

É importante lembrar que todas as vitórias e conquistas, por menores que sejam, devem ser comemoradas. Procure “pegar seus colaboradores em flagrante” fazendo as coisas certas, tendo iniciativas ou entregando aquele algo mais para parabenizá-los e reforçar os bons comportamentos.

Gostou das nossas dicas de como aumentar a motivação de funcionários? Se você conhece alguma outra maneira de proporcionar a satisfação da equipe, deixe um comentário abaixo nos dizendo qual ação é essa.

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 98405-1800
www.actionworks.com.br
www.facebook.com/actionworksBR