Sabemos que a rotina no trabalho pode ser muito intensa, e é preciso muito cuidado e autocontrole para se manter produtivo e, ao mesmo tempo, não se sentir sobrecarregado na empresa. Se você sabe disso na teoria, mas não consegue se livrar desse estresse na prática, então esse artigo é para você.

Separamos 5 dicas de mudanças de hábitos simples que vão te ajudar a manter a produtividade e a qualidade de vida. Ficou curioso? Então continue acompanhando a leitura e confira!

1. Organize-se

Em primeiro lugar, é importante que você tenha em mente que a falta de tempo é apenas uma questão de perspectiva. Às vezes, quando você acha que tem muitas funções acumuladas, o que acontece, na verdade, é que você apenas tem dificuldades com a gestão de tempo.

Para se organizar você deve tirar um tempo – por mais corrida que esteja sua rotina – somente para se dedicar à organização, até que tudo esteja em ordem. Comece organizando sua estação de trabalho, livre-se de tudo o que estiver obstruindo sua mesa e seus armários desnecessariamente.

Em seguida, foque nas atividades em si: faça listas, ou mesmo uma planilha no Excel com tudo o que precisa ser feito, com que frequência e divida tudo em horários durante a semana.

2. Defina prioridades

A partir do momento em que você tiver em mãos sua lista, com horários, datas e status de cada tarefa, tudo bem definido, comece a analisar quais as tarefas urgentes.

Procure dedicar o primeiro horário do seu dia para as atividades prioritárias. Assim, antes do horário do almoço, você terá feito tudo o que é considerado mais urgente. Estabeleça, também, horários específicos para a checagem da caixa de entrada, de modo que você não consuma seu dia todo respondendo e enviando e-mails.

Se necessário for, recorra a ferramentas online, como o Google agenda ou o Todoist, por exemplo, para te lembrar os horários de cada tarefa.

3. Não seja solícito demais

Se você for uma pessoa solícita ou altruísta demais, cuidado, pois saber dizer não também é fundamental para evitar se sentir sobrecarregado na empresa. Com a agenda – ou planilha – em mãos, verifique se você terá disponibilidade para fazer aquele favor a um colega antes de dizer sim a ele.

Se não houver espaço para favores a outras pessoas, não se sinta culpado em dizer não. Lembre-se de que executar suas próprias tarefas é sempre mais importante.

4. Encontre seu ritmo

Uma vez que suas tarefas estejam organizadas, fica mais fácil encontrar e manter um ritmo de trabalho adequado às necessidades da empresa, considerando o seu bem-estar. É essencial buscar seu ritmo dentro do expediente, isto é, não conte com horas extras nem leve trabalho para casa sem um bom motivo.

5. Descanse

Não se esqueça de que, para evitar se sentir sobrecarregado, descansar é um fator chave. Ao fim do expediente, esvazie a mente em relação ao trabalho, recarregue suas energias concentrando-se em outras coisas para que no dia seguinte, você volte ao trabalho de maneira leve.

E não se esqueça: dormir bem, fazer atividades físicas e se alimentar corretamente também são fatores que influenciam na qualidade de vida e na sensação de sobrecarga, por isso não negligencia sua saúde!

Viu como se manter produtivo sem se sentir sobrecarregado na empresa é possível? Se você gostou das nossas dicas, também vai querer conhecer 5 hábitos de líderes bem-sucedidos que você deve adotar!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 98405-1800
www.actionworks.com.br
www.facebook.com/actionworksBR