O gerenciamento financeiro de uma empresa requer muita disciplina, cuidado e atenção. Isso porque o capital representa a capacidade de crescimento, investimento e cumprimento das obrigações de uma organização.

Por mais que seja conhecida a importância de uma gestão bem feita, muitas empresas ainda cometem erros que comprometem o funcionamento e que podem levar até à falência.

Se você possui um negócio e não quer cometer erros que podem prejudicar financeiramente uma empresa, aprenda abaixo quais são as falhas que não podem ser cometidas!

1. Não possuir um sistema de gerenciamento

Hoje em dia é possível encontrar as mais diversas ferramentas de gerenciamento financeiro que auxiliam o gestor na organização e tomada de decisão. Os sistemas norteiam o funcionamento de uma empresa e, por isso, é fundamental que seja feito um investimento em uma plataforma de gerenciamento compatível com as necessidades internas.

Além disso, é importante que os funcionários saibam utilizar devidamente e alimentar o sistema com todas as informações financeiras, desde a compra de um item até a quantia que os sócios recebem de remuneração.

No intuito de simplificar as operações e reduzir custos operacionais, muitos empresários optam por economizar em tecnologia. Todavia, essa opção pelo não investimento prejudica a capacidade financeira de um negócio.

2. Não registrar todas as operações realizadas pode prejudicar financeiramente uma empresa

Não registrar todas as operações realizadas prejudica o controle sobre a empresa e afeta os demais departamentos de uma companhia. Como dito anteriormente, o investimento em um sistema de gestão financeira é muito importante, mas é fundamental que a equipe esteja devidamente treinada para conquistar os resultados esperados.

Um departamento de compras, por exemplo, precisa ter acesso ao volume de vendas, dinheiro em caixa, necessidade de reposição, valor pago aos fornecedores, projeção de vendas e demais dados para tomar uma decisão segura quanto às próximas compras.

Quando essa alimentação do sistema não acontece, o departamento de compras pode adquirir insumos acima ou abaixo do ideal, comprometendo a liquidez, as vendas e a lucratividade da organização.

3. Não controlar corretamente o Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa não consiste apenas em saber o que entrou e o que saiu do caixa de sua empresa. O fluxo de caixa também serve para auxiliar o gestor no planejamento financeiro, analisar os resultados obtidos e as despesas futuras e definir planos de ação para a melhoria da operação.

Um setor financeiro que não possui controle sobre o dinheiro que circula, dificilmente conseguirá evitar multas e juros e tampouco investir corretamente e priorizar o pagamento de contas em caso de pouco capital disponível.

4. Vender seus produtos ou serviços por um preço errado

Para calcular o preço de venda de um produto ou serviço deve ser levado em consideração fatores como preço de compra e todos os custos operacionais da fabricação de uma mercadoria.

Muitas empresas levam em consideração apenas o valor investido na compra inicial de um bem de produção ou do gasto com um serviço, o lucro esperado ou até mesmo seguem apenas os valores definidos pelos concorrentes para lutarem por uma parcela do mercado.

Ignorar as etapas de precificação impede que a companhia tome decisões efetivas em relação a ações de melhoria de produtividade, redução de custos, promoções, etc.

5. Não separar despesas pessoais dos sócios das contas da empresa

Esse erro é mais comum em empresas de micro e pequeno porte, devido à interferência direta do sócio na gestão financeira do empreendimento.

Não separar essas despesas impossibilita que o diagnóstico financeiro seja feito com precisão, ou seja, distorce os custos da empresa. O ideal é estabelecer uma quantia mensal de retirada para limitar o saque do sócio.

Realizar um planejamento, contratar corretamente, treinar os colaboradores, manter o controle do estoque e das contas e acompanhar a tendência do mercado ajudam no gerenciamento de uma organização. Caso você possua dúvidas de como fazer essa gestão financeira, procurar a ajuda de um coach é uma excelente solução.

Agora que você já sabe quais são os erros que podem prejudicar financeiramente uma empresa, que tal assinar nossa newsletter para receber sempre nosso conteúdo? Temos várias postagens que vão te ajudar a se manter informado e fazer uma boa gestão empresarial.

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 98405-1800
www.actionworks.com.br
www.facebook.com/actionworksBR