O motivo de existir de uma empresa deve ser resolver um problema para alguém. Quanto mais pessoas sofrerem com esse problema, maior a oportunidade de negócio. O problema é que hoje em dia, na maioria das vezes, existem muitas empresas tentando resolver os mesmos problemas das pessoas.

Nesse cenário de concorrência, é importante que você consiga destacar a sua empresa da multidão. A proposta de valor da sua empresa é o motivo principal pelo qual um cliente deve fazer negócio com você e não com o vizinho.

Confira abaixo algumas dicas para você definir a proposta de valor do seu negócio!

Fuja dos clichês

Proposta de valor não é slogan. Evite frases que já estão desgastadas e significam pouco para quem as lê. Coisas como “o melhor atendimento” ou “o mais barato” não são proposta de valor, a menos que seja realmente verdade e o cliente realmente perceba.

Use a linguagem correta

Em marketing é sempre importante nos comunicarmos de forma que o nosso público entenda. A proposta de valor deve ser clara para quem lê e não para quem a escreveu. Não procure palavras difíceis se o seu público é mais simples. Opte por frases claras e de fácil compreensão.

Apresente sua proposta de valor de várias formas

Não limite-se a escrever a sua proposta de valor. Busque outras formas de passar a mensagem para seus consumidores, como figuras e vinhetas, e insira essa mensagem em toda a sua comunicação.

Treine, inclusive, a forma como os seus vendedores apresentam a sua proposta de valor ao reunir-se com um cliente. Cada encontro e ponto de contato com o cliente é uma oportunidade de reforçar o porquê de ele comprar com você.

Prometa só o que pode cumprir

A proposta de valor deve refletir aquilo em que você acredita e que a sua empresa realmente entrega. Mentir ou exagerar nesse momento poderá atrapalhar muito mais do que ajudar. Caso tenha dificuldade em escrever uma proposta de valor, inventar uma não resolverá o problema.

Converse com clientes

Por que seus clientes compram de você? A melhor forma de descobrir essa resposta é perguntando diretamente para aqueles que já compraram de você.

Entreviste os seus clientes e descubra os principais motivos pelos quais eles escolhem vocês e não a concorrência. Tome cuidado apenas para entrevistar clientes que estejam dentro do perfil que você deseja para o seu negócio.

Levar em consideração a opinião de clientes fora do perfil ideal pode te levar a tomar decisões equivocadas.

Potencialize sua proposta de valor

Caso a sua empresa compita em um ambiente de forte concorrência, pode ser difícil diferenciar-se em grandes apelos. Nesse caso, encontre ou crie detalhes únicos e que sejam relevantes para o seu público alvo, que auxiliem o consumidor a pender para o seu lado.

Muitas vezes, um serviço a mais, uma embalagem extra ou uma garantia estendida podem potencializar a sua proposta de valor e ajuda o cliente a votar a seu favor.

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Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
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