Um dos grandes desafios para qualquer empresa é o de formar equipes afinadas e produtivas. Saber como contratar os melhores funcionários para cada função é uma dificuldade que atinge desde as grandes corporações até as micro e pequenas empresas.

Alta rotatividade, colaboradores desmotivados e falta de empenho são apenas alguns dos problemas que todo empreendedor enfrenta. Porém, existem ferramentas para minimizar esse problema, e uma delas é um teste que ajuda a encontrar a pessoa certa para cada atividade.

Conhecido como Teste DISC, trata-se de uma metodologia de análise comportamental. O nome DISC representa as iniciais em inglês dos quatro comportamentos básicos dentro dos quais cada pessoa se encaixa: Dominância, Influência, Estabilidade, Conformidade. Quer saber como essa ferramenta funciona e como ela pode melhorar o desempenho das empresas? Então, confira o post!

Quais são os quatro perfis comportamentais?

O método DISC foi criado pelo psicólogo americano Dr. William Moulton Marston em 1928. Após anos de estudos comportamentais, ele percebeu que, de modo geral, as pessoas poderiam ser divididas em quatro tipos de comportamentos predominantes. São eles:

1. Dominância

Pessoas inclinadas a executar ações rápidas e ter agilidade na tomada de decisão; estão dispostas a assumir riscos e são focadas na solução de problemas.

2. Influência

Pessoas comunicativas, capazes de influenciar e persuadir quem as cerca, com facilidade para desenvolver relações interpessoais e manter o entusiasmo seu e do grupo.

3. Estabilidade

Pessoas que lidam bem com a rotina, que se sentem mais à vontade ao seguir normas e padrões. São marcadas pela paciência, lealdade e persistência. Contribuem significativamente para o equilíbrio e a harmonia do ambiente.

4. Conformidade

Pessoas com grande capacidade de concentração, que administram bem processos, têm espírito analítico e perfeccionista; são disciplinadas e atentas ao desempenho e à qualidade do que produzem.

Como fazer o teste e identificar o perfil certo?

Uma vez que se conhece os quatro perfis comportamentais, é preciso aplicar esse conhecimento para a produtividade. A melhor maneira de fazer isso é saber qual deles se encaixa melhor em cada função ou atividade. Para empreendedores, conhecer a fundo o próprio perfil e saber direcioná-lo para melhorar a gestão é muito importante para o sucesso nos negócios.

Isso acontece porque as pessoas se sentem mais realizadas, felizes e produtivas quando realizam trabalhos alinhados ao seu perfil. Assim, ao selecionar um candidato para uma vaga ou transferir um funcionário para outra função, é fundamental que se conheça tanto o perfil da pessoa quanto o que a função exige.

Aplicada de forma estratégica, essa afinidade entre pessoa e trabalho garante mais produtividade, satisfação e engajamento.

Como contratar os melhores funcionários?

A base do sucesso do Teste DISC depende de um mapeamento eficaz das diversas atividades e funções dentro de uma empresa. O mesmo vale dizer sobre seus gestores. Assim, também é importante traçar um detalhado perfil das pessoas responsáveis pela gestão.

Esse é um trabalho que deve ser realizado por profissionais capacitados e experientes. Realizada essa etapa, fica mais simples saber qual o perfil deve ser buscado na hora da contratação. Isso poupa tempo e trabalho, e se converte em resultados melhores no longo prazo.

Action Works dispõe de alta competência para realizar esse trabalho e gerar ótimos resultados. Com a orientação certa, contratar os melhores funcionários no mercado pode se tornar uma tarefa muito mais eficaz e assertiva.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre como contratar os melhores funcionários aplicando o Teste DISC? Entre em contato com a nossa empresa e esclareça suas dúvidas!

Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
(47) 3028-1806 / (48) 98405-1800
www.actionworks.com.br
www.facebook.com/actionworksBR