Criar um programa de indicações tem se mostrado uma das melhores ações de marketing quando se trata de vendas, conversões e retenção de clientes. Também conhecido como marketing de boca a boca, ele visa conquistar novos clientes a partir da indicação feita por seus consumidores.

Quer saber mais sobre o assunto? No post de hoje, você vai descobrir tudo o que você precisa saber para criar um programa de indicações eficaz. Continue a leitura!

Porque utilizar um programa de indicações

Antes de mostrar como criar um programa de indicações, vamos falar um pouco mais sobre a importância dessa ação de marketing. Veja só:

1. Direcionamento certeiro

Muitas vezes, você pode investir em anúncios ou publicidade e, mesmo assim, não obter os resultados que você esperava. Isso acontece pela falta de direcionamento da sua mensagem.

No programa de indicações, essas ações são mais direcionadas porque as pessoas tendem a conhecer seus amigos e audiências. Assim, o programa se torna mais eficaz que outras ações de marketing.

2. Fator de confiança

A confiança é um fator que deve ser considerado quando se trata de convencer alguém a comprar seu produto. Pense em uma situação em que você precisava de um item e acabou optando não pela indicação do vendedor, mas sim na de alguém que você conhece.

Isso é um programa de indicação, que funciona porque as pessoas confiam nas opiniões de outras pessoas em suas vidas e em figuras públicas que elas respeitam, sejam amigos, familiares, influenciadores digitais ou celebridades.

3. Poder de ação

Há até pouco tempo, o alcance médio de um consumidor era limitado e estava restrito ao grupo de convivência próximo. Com a internet e as redes sociais, esse alcance de influência é muito maior, podendo fazer com que um negócio seja conhecido ou até mesmo desacreditado apenas com o que essas pessoas dizem sobre ele.

Esse poder não pode ser esquecido no momento de elaborar a construção da estratégia de marketing da sua empresa!

Saiba como criar um programa de indicações

Implementar um programa de indicações no seu negócio para aumentar as vendas não é uma tarefa difícil. Confira:

Ofereça um atendimento e experiência de compra excepcionais

Para que o programa de indicações funcione, você precisa, antes de mais nada, oferecer a seu cliente um ótimo produto/serviço e tornar a experiência de compra dele a melhor possível.

Para começar, crie uma avaliação da experiência de compra da sua loja a partir da perspectiva do cliente. Não hesite em perguntá-lo quais são os problemas e o que é preciso para melhorar a experiência. O e-mail pós-venda pode ser uma alternativa para receber esse feedback.

Não tenha medo de pedir indicações

Às vezes, as pessoas só precisam de um empurrãozinho para começar a indicar seu produto ou serviço. Por isso, peça uma avaliação positiva dos clientes satisfeitos.

Você também pode fornecer algum tipo de recompensa em troca de indicações. Criar um programa de fidelidade, oferecer descontos, brindes ou benefícios também ajuda os consumidores a compartilhar essa experiência positiva.

Realize parceria com influenciadores

O programa de indicação pode também formar parcerias com os influenciadores, pessoas que são reconhecidas como referência em determinado nicho de mercado.

Normalmente, as empresas enviam um produto ou convidam essas pessoas a utilizar o serviço e, em troca, ela usam as redes sociais para falar da experiência com o público.

Crie ferramentas para facilitar as indicações na internet

Se você possui um site ou página nas redes sociais, não deixe de oferecer uma área para avaliações e comentários ou espaços para compartilhar suas ações de divulgação.

E não se esqueça de responder a todas as questões que seu cliente apresentar a você nesses canais!

Preste atenção nos indicadores de resultado

Para saber o resultado de suas estratégias de indicação, você precisa calcular a taxa de sucesso do seu programa.

O cálculo dessa métrica é simples: pegue a receita que foi gerada a partir do programa de indicações e divida pelo custo total do programa. Quanto maior essa taxa melhor, e maior está sendo o sucesso do seu programa.

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Celio Melim Jr.
Coach de Negócios
ActionCOACH SC
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