Se você conhece o marketing de referência, já deve saber o quão importante é a sua utilização na fidelização e aquisição de novos clientes — e, claro, na imagem de sua marca.

Contudo, mesmo que os clientes gostem muito de seu produto, é necessário gerar alguns estímulos para que eles efetivamente façam recomendações. É preciso criar um relacionamento e estar sempre presente na mente daquele consumidor.

Com isso em mente, vamos falar de quais plataformas para marketing de referência você pode usar para implementar sua estratégia com sucesso, posicionando-se como uma empresa que coloca seu cliente em primeiro lugar.

O que são plataformas para marketing de referência?

São métodos e ferramentas utilizados para implementar, analisar e monitorar ações ligadas à estratégia do marketing de referência.

Por exemplo, se a estratégia para melhorar o relacionamento e a expressividade de uma marca contempla um bom atendimento ao cliente, então, é necessário estruturar esse atendimento da melhor forma possível.

Como funciona o mapeamento do atendimento ao cliente?

Desenhar o atendimento deve ser parte primordial de sua estratégia de marketing de referência. É preciso conhecer seu público para saber sob que forma e em quais meios ele prefere ser atendido.

Normalmente, um público mais jovem e conectado vai preferir uma conversa pelas redes sociais ou pelo chat on-line. Nesse contexto, um SAC 2.0 pode ser mais útil do que um serviço de call-center terceirizado, dependendo do caso. Vê- se, com isso, a necessidade de planejar e estruturar bem o atendimento.

É importante ter algum tipo de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o cliente), com o objetivo de:

  • guardar informações importantes;
  • analisar a resolução de problemas;
  • captar insights de seus consumidores.

Qual o papel das redes sociais para referenciar empresas?

As recomendações fazem parte da cultura do marketing de referência. Na sociedade atual, o compartilhamento de informações, sugestões e até reclamações é feito constantemente pelas mídias digitais.

Uma empresa que deseja aumentar sua presença digital deve apostar nas redes sociais, utilizando ações e campanhas que incentivem seus clientes a compartilhar assuntos ligados à sua marca. Ou seja, o marketing de referência deve ser ativo e aproveitar a internet para implementar suas estratégias.

Importa ressaltar que existem mídias sociais mais adequadas para cada tipo de negócio, não havendo necessidade de utilizar todas. Por isso, verifique quais redes mais se encaixam no perfil de sua empresa.

Como os softwares pós-venda ajudam na percepção do cliente?

Após concretizada a venda, existem diversas ações a serem tomadas para:

  • manter-se na mente do cliente;
  • inspirá-lo a realizar mais compras;
  • continuar um relacionamento;
  • captar informações relevantes.

Para isso, podemos contar com o apoio da tecnologia, que auxilia a equipe na diminuição de erros e de tempo gasto com a parte operacional do pós-venda e ainda consegue dados de monitoramento com mais agilidade.

As plataformas para marketing de referência são extremamente necessárias para a execução tática da sua estratégia. A boa notícia é que elas não são exclusividade das grandes empresas, por não serem complexas e tampouco onerosas, quando comparadas a outras frequentemente usadas no marketing tradicional.

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 Celio Melim Jr.
Coach de Negócios 
ActionCOACH SC
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