Tudo na nossa vida precisa de um bom plano e no mundo dos negócios não é diferente. Ter um planejamento de longo prazo bem estruturado é fundamental para o sucesso da sua empresa, já que com ele é possível prever riscos e aproveitar melhor as oportunidades de crescimento.

No mundo de hoje, todas as corporações estão sob constante pressão para que se adaptem a diversas mudanças, acompanhando as tendências e se adaptando a novos modelos de vida, como por exemplo uma pandemia, que obrigou muitas empresas a aderirem ao home office.

O planejamento estratégico de longo prazo, dentro do mundo dos negócios, é um dos conceitos mais utilizados. Significa que a empresa deve elaborar ou criar um plano para que seja possível chegar até um determinado objetivo. Ele funciona como um guia ou um ponto de partida para que seja possível a empresa realizar ações específicas até chegar a determinado patamar de negócios.

De acordo com uma pesquisa realizada no início do segundo semestre de 2020, muitas empresas de pequeno e médio porte não têm planejamento de longo prazo. Apenas 10% das empresas da pesquisa revelaram ter uma estratégia para os próximos três a cinco anos, com metas e objetivos já definidos.

Uma empresa que deseja crescer e tornar-se competitiva na atual conjuntura de mercado, precisa ter uma visão de longo prazo. Sem descuidar da execução das atividades chaves do dia a dia evitando desperdício de tempo e dinheiro. Para isso, deve existir um plano táctico que lhe permita ir acompanhando a evolução da estratégia. O lugar que sua empresa está hoje em dia é resultado direto da disciplina com que executa seus planos táticos. Quando uma companhia não muda sua maneira de fazer as coisas, sempre vai obter os mesmos resultados.

Definir objetivos de forma realista e crítica, reconhecendo a importância de cumprir seus prazos, é um passo essencial para que um negócio seja capaz de criar bases sólidas e ter uma trajetória coerente e de sucesso.

Ter um modelo de planejamento estruturado é fundamental para que a empresa consiga fazer com que os seus colaboradores direcionem seus esforços, de forma a atingir os Objetivos Estratégicos (OKRs), melhorar os processos de trabalho e gerar conhecimento para continuar a expansão do negócio.

Qualquer empresa que busca crescer de maneira sustentável tem na linha de frente um gestor que sabe que precisa de uma estratégia muito consistente e de um plano tático que lhe permita levar um accountability mais rigoroso.

O plano tático é vital para administração de uma empresa, faz parte de um planejamento mais voltado a cada área da empresa, e são os gerentes que acabam lidando com esse processo.

Cabe a cada um deles a responsabilidade de traçar suas estratégias, distribuir as tarefas e se certificar do cumprimento dos Objetivos Chaves do Negócio (OKRs).

Embora sejam etapas e responsabilidades distintas dentro de uma organização, estratégia, tática e operação precisam manter um alinhamento estratégico e ser pensadas em conjunto.

Através de nossa metodologia apoiamos as empresas e seus líderes, a fazer uma revisão do seu negócio, estabelecer metas alinhadas com a estratégia e definir os objetivos chaves do negócio; colocando tudo no papel para os próximos 90 dias.

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