Gestão 5.0, uma tendência para 2021…

Prontos ou não, a Gestão 5.0 chegou! Muitas pessoas ainda tratam a Industria 4.0 como uma novidade, mas ela já evoluiu para um novo conceito.

No ano de 2016 foi apresentado no Japão o conceito de Sociedade 5.0, e no ano seguinte foi lançado na feira da CeBIT (maior exposição comercial do mundo para serviços de telecomunicações digitais e TI) que acontece em Hanôver, na Alemanha.

Na Sociedade 5.0, homem e máquina trabalham em conjunto, buscando um mundo mais sustentável. Se na Industria 4.0 se prioriza a automatização de tarefas e integração de diversos sistemas por meio de determinados recursos tecnológicos, como a robótica, a internet das coisas (IoT) e o big data, entre outros. A sociedade 5.0 se enfoca na integração da tecnologia no dia a dia das pessoas; com isso, menos esforço humano é demandado, o que também contribui com a redução dos erros causados por falha humana.

Na verdade, nada mais justo o foco sair um pouco da tecnologia e ir para os seres humanos, afinal as empresas são formadas por pessoas, as quais precisam ser cuidadas com carinho, atenção e respeito. Mas calma! As tecnologias não serão dispensadas, mas sim repensadas e incorporadas no dia a dia da população.

É preciso pensar sempre em como máquina e homem podem (e devem) trabalhar juntos gerando uma “Simbiose”. Juntando esses dois agentes, temos melhorias na sociedade como um todo.

Assim como no conceito de Sociedade 5.0, podemos dizer que a Gestão 5.0 coloca o ser humano no centro das suas prioridades. Dentro desse conceito, não há mais o medo de que as máquinas e demais novas tecnologias “roubem” o posto dos humanos, principalmente por não disporem de atributos inerentemente nossos, como criatividade e empatia.

Hoje em dia as corporações devem ter mudanças mais rápidas e constantes, na qual os líderes são responsáveis por manter o time junto e sempre motivado, com satisfação e propósito. Nessa nova Gestão é importante saber que os colaboradores são realmente um time, com um propósito claro e foco na cultura do longo prazo.

Hoje em dia vivemos tempos de “Terra Dois” (termo do psicanalista Jorge Forbes, para mostrar e discutir as mudanças que estão acontecendo hoje no mundo pós-moderno em comparação a 30 anos atrás, os novos hábitos, valores entre outros comportamentos.), onde pensar nos colaboradores como cocriadores do resultado final é fundamental.

Se os objetivos da Gestão 5.0 podem parecer muito distantes, a realidade mostra que certos avanços podem ser mais rápidos do que imaginamos. Afinal de contas, presenciamos muitas evoluções tecnológicas no cotidiano das pessoas e empresas no último ano que vivemos. Como por exemplo: o uso de aplicativos para realizar as compras do mercado, o uso de aplicativos para reuniões que no passado recente demandavam tempos de traslados e custo de infraestrutura, o próprio crescimento do e-commerce, entre muitos outros…

Diante desse cenário, os líderes dentro da Gestão 5.0 terão um grande desafio pela frente e deverão estar envolvidos em todo o processo, acompanhando indicadores, identificando onde melhorar, como gerar novas oportunidades e inovações. Mas acima de tudo, buscando a melhor forma de criar um “Sistema Simbiótico” entre tecnologias e pessoas.

Um dos investimentos mais relevantes que as empresas deverão fazer nos próximos tempos será investir na formação de líderes que possam manter uma equipe coesa, motivada e com propósito dentro desse novo cenário. Ficando como responsabilidade dos colaboradores a qualificação profissional com base nas novas demandas do mercado laboral.

Na ActionCoach contamos com um processo estruturado para acompanhar os gestores nesta jornada de transformação.

Entre em contato conosco para conhecer mais de nossa metodologia de trabalho.