Esse ano o mundo foi pego de surpresa por uma pandemia nunca vista antes na história. Tivemos que nos adaptar ao isolamento social e principalmente achar outras maneiras de trabalhar. Para exercer nossas funções recorremos ao uso da tecnologia. Muitas empresas fecharam e colocaram seus colaboradores para trabalhar de casa, mas será que as empresas estavam preparadas para essa transformação digital?

Diante dessas grandes mudanças de comportamento, muitas empresas estão pensando em transformações em termos de agilidade. As corporações foram praticamente forçadas a se adaptar ao trabalho remoto, sem supervisão e com mais flexibilidade, e por incrível que pareça, em muitos lugares esse novo método de trabalho tem funcionado de uma forma mais eficaz do que antes.

Para entrar nesse novo mundo de transformações digitais, deve existir uma agilidade organizacional, que permita que a empresa responda de forma mais rápida, eficaz e sustentável. Uma empresa ágil requer um conjunto de processos e rotinas interdependentes, capacidades diferenciadas e práticas de Gestão.

Para tornar a agilidade organizacional uma realidade dentro das empresas, é necessário ter a capacidade de fazer coisas diferentes ou fazer coisas de formas diferentes, quando e onde elas criam uma vantagem de desempenho para a corporação.

Depois de estabelecer as rotinas de trabalho, a empresa deve ter a capacidade e competência para definir as tarefas do dia a dia e controlar que sejam realizadas com eficiência. Empresas que conseguem identificar, desenvolver e implementar formas de melhorar seus processos, mais rápidos ou mais baratos que seus concorrentes melhoram suas margens de operação, e conseguem uma verdadeira vantagem competitiva.

Empresas ágeis têm sistemas de gestão que são adequados, flexíveis e rápidos, que contribuem com a eficácia. Se tornar uma empresa ágil é um processo de desenvolvimento organizacional, atrelado as transformações digitais.

Com esse processo, as empresas podem identificar quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos, e trabalhar dentro do conceito de “melhoria contínua” para ser cada vez mais ágeis em um mundo competitivo e que está se transformando digitalmente. Ferramentas e métodos de trabalho que pensávamos que só íamos utilizar em um futuro próximo, chegou de uma forma inesperada.

As corporações tiveram que ensinar muitos dos seus colaboradores a usar softwares para reuniões online, dar acesso a internet rápida para chamadas de vídeo e interligar toda a empresa com as casas dos seus colaboradores.

No geral, a pandemia fez as coisas andassem mais rápido, que as empresas corressem para se adaptar a uma nova rotina com seus colaboradores trabalhando longe. Estamos vendo que muitas tecnologias nos deixam conectados e próximos. É bem possível que muitas empresas mudem seu método de trabalho mesmo pós pandemia, pois em muitas organizações essa nova rotina está dando certo, ou até mesmo mais certo do que antes.

A gestão de sua empresa também se adaptou a essas novas rotinas? Nós podemos trabalhar juntos no desenho de uma nova Gestão que se adapte à transformação digital.

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