Por muitas vezes já escrevi que ser dono de empresa, na prática, não te classifica como empresário, com E (maiúsculo). É comum ver pessoas na condição de estar a frente de um negócio mas que não evolui como gestor.

Qual o seu nível atual? Se você fosse um investidor, buscando um gestor top de linha para tocar um negócio, você se elegeria para o cargo de sócio por sua competência? Pois bem, a maioria responde que sim, muito pela força de trabalho e não pelo planejamento e execução. Espero que você se enquadre nos dois pontos.

Um ponto importante para que avalie seu real estado atual frente à empresa, é perceber se você tem se dedicado para tarefas de empresário.

E aí vem uma boa pergunta: afinal, o que um empresário top de linha faz? Qual a rotina desse camarada?

Segue o check list dos gestores de sucesso:
1 – Dedicam tempo (entre 30 a 60 minutos) por dia para seu aperfeiçoamento.
Isso quer dizer leitura de livros, pesquisas na internet, cursos, estudos do planejamento já elaborado e por aí vai. Quanto tempo você dedica para isso?

2 – Constroem uma lista de contatos de alta qualidade
Esse profissional da gestão tem o contato direto de alguém que faz o que ele precisa, conhece e tem a informação quanto a necessidade dele ou, no mínimo, conhece alguém que poderia indicar outra pessoa. Ou seja, ele não fica sem fazer o que é necessário pois sempre está amparado por pessoas que o ajudarão. Você possui essa lista top?

3 – Definem e executam com clareza as prioridades a serem trabalhadas
São mortais como todos os outros, mas se organizam sabendo o que devem realizar, quanto tempo necessitará, que tipo de recurso terá que buscar, quando é um bom momento para isso. Já começam a semana direcionando sua produtividade. Claro, que surgem imprevistos, mas eles deixam espaços para contemplar isso. Você já tem bem distribuída suas atividades ou ainda as carrega em uma lista?

4 – Implantam Indicadores de Desempenho para cada cargo na empresa
Eles medem o desempenho na execução do processo. Cada ocupante de cargo sabe muito bem o que deve render e como fazer para isso acontecer. Esse Empresário, geralmente reúne sua equipe (ou maior parte dela), para reuniões semanais de alinhamento dos objetivos e direcionamento das ações. Quando foi a sua última reunião de alinhamento e direcionamento com a equipe?

5 – São motivados e motivadores
Para mim, motivação sai com o banho. Porém, ter um clima motivado e demostrar seu espírito de líder, é um grande passo para os resultados. O gestor profissional é motivado por seus objetivos e engaja a equipe para que busquem os seus próprios e os da empresa. Como são falíveis, eles transformam a equipe num pilar de sustentação, num braço de apoio para os momentos mais difíceis. Assim sendo, toda semana é realizada alguma atividade integradora, onde os membros da equipe podem se expressar e não deixar pedras brutas para serem abastadas. Quando foi sua última atuação com líder da equipe?

Ainda tem mais! Mas deixo para conversarmos pessoalmente sobre isso. Que tal? Vamos agendar uma sessão de business coaching?

Lembre-se que fácil não é, mas é possível pois existem muitos empresários assim.

Conte comigo!

É hora de entrar em ação!

Atenciosamente,
Gustavo Winkelmann
Business & Executive Coach
ActionCOACH Paraná
(45) 9.9993-0987 / 3029-4778