Antes de tudo devo ter consciência do que é ser um líder e como conduzir uma equipe para o sucesso. Primeiramente um líder deve saber se liderar, ter o controle de suas ações, conduzir a sua vida de maneira ordeira, ser uma referência como pessoa e principalmente ter os atributos de um líder.

Quando criança já escutava a frase: “essa pessoa nasceu para ser um líder”. Somente com a imposição de suas ideias ao grupo, não lhe dá a capacitação para liderar, mas despertar nos seus colaboradores o desejo de fazer e poder participar continuamente do processo é sim liderar.

Vejamos 5 atitudes de um grande líder:

  1. Conquistar a confiança dos seus liderados: expor o plano de ação com suas metas e estar preparado para receber o apoio, sugestões de melhoria e aberto para críticas sobre a condução do processo como um todo. Estar do lado dos colaboradores na execução dos trabalhos, permitir que a equipe trabalhe com você.
  2. Comunicação eficiente: saber escutar os colaboradores, desde o operador até o chefe, promover uma sinergia na comunicação, sempre com franqueza, aberta e sem esconder os fatos. Isso ajuda a resolver com mais eficiência qualquer problema que surgir.
  3. Criar lideres: um grande líder é aquele que promove liderança com seus liderados e ajuda o desenvolvimento de novas forças, para que surgem líderes que possam assumir o papel de chefe nesse ou outro setorAmbiente favorável no trabalho: é muito melhor você trabalhar ao lado de quem se gosta, do que o contrário.
  4. O compromisso de um líder é proporcionar a sua equipe essa empatia e amizade uns com os outros. Saber lidar com maestria com as diferenças de perfis comportamentais de cada um e usar isso para o desenvolvimento pessoal e da equipe, criar o jogo onde todos ganham.
  5. Formar pessoas: a partir dos sonhos e desejos de cada colaborador, projetar com eles o seu futuro, instigar necessidades de mudanças e fazer com que cada um tenha a sua Dream Board (tábua dos sonhos) e busque primeiramente atingir os objetivos pessoais e junto a isso o crescimento profissional.

Seguindo esses passos, com certeza a frase do início de nossa conversa, terá seu sentido verdadeiro, você caro empresário e gestor de negócios, nasceu para ser um líder e uma marca do teu trabalho ficará na empresa e por que não dizer nos anais da história.

Conte comigo!

André Winkelmann

Mentor Empresarial, Consultor e Business Coach  

ActionCOACH Paraná  (45) 99971-4872 / 3029-4778