“Enquanto uns choram, outros vendem lenço”. Essa máxima popular sempre descreveu o que a crise e a oportunidade podem te proporcionar em um mesmo ambiente. Mas quero que pare um minuto e pense agora sobre “estações climáticas financeiras” para entender tudo isso. (Agora bagunçou de vez!)

 

Pense nas finanças do seu negócio como se fossem estações do ano:

Verão é intensidade, abundância, alegria, fartura e grande fluxo.

Outono é redução da intensidade, melhores aproveitamento do fluxo, tranquilidade, estabilidade.

Inverno é frieza total, falta de fluxo, perdas, abandono, isolamento, quase que depressão.

Primavera é o respirar fundo, retomada da confiança, cautela, preparação intensa, planejamento, novas oportunidades.

 

Imagine que o ciclo financeiro da sua empresa é como as estações e que são ciclos, ou seja, haverá invernos e haverá verão. Porém, o tempo que esse ciclo dura depende diretamente de você. Sugere-se que seja entre 5 e 8 anos, dependendo do seu tipo de negócio e gestão. A grande pergunta é: Em qual estação climática financeira está sua empresa?

 

A maioria acompanha o macro da economia e posso te afirmar que, por mais difícil que pareça, nesse aspecto, estamos entrando na primavera.

Se esta for uma verdade absoluta, como você está preparando seu negócio para o verão financeiro?

 

O que faria se tivesse a garantia de que, em pouco tempo, seu segmento poderá estar vivendo os melhores dias dos últimos anos?

 

Pela minha experiência e pela estrutura que a ActionCOACH me oferece (mais de 1000 franqueados pelo Mundo), posso afirmar que, se você não se prepara, você não passa do próximo inverno! Pode até sobreviver, mas não viver! E qual é graça de ter um negócio que, ao invés de um legado, é um problema? Por quantos ciclos mais você quer viver essa sensação de “trabalho, trabalho, trabalho… sem recompensa”?

 

Comece hoje fazendo aquilo que sabe o que precisa fazer e não faz. Leia um livro sobre gestão, participe de networking que possa te agregar, cuide da gestão do seu tempo, domine os processos da sua empresa, potencialize sua liderança, seja mais estratégico do que operacional… vá para o comando!

 

É hora de entrar em ação!!!

 

Ps.: Se realmente está com a mente aberta e engajado a viver dias melhores, te convido a conhecer a Academia Empresarial. Um programa com práticas de gestão, composto por nove workshop, que acontecem quinzenalmente e você recebe acompanhamento entre sessões para implantar as atividades indicadas em cada módulo. É, realmente, intenso, prático e potencializador. Peça mais informações agora no (45) 9.9956-7010.

 

Com todo meu engajamento,

Gustavo Mentor Winkelmann

Business Coach & Mentoring

+55 (45) 9.9993-0987