Não hesite mais, aplique os princípios de “Marketing um a um”

Hoje em dia, para vender você tem que vender individualmente. Em vista disso, tenha em mente os seguintes princípios básicos:

1) Identifique seus clientes adequadamente: Saiba quem são seus melhores clientes, que porcentagem do volume de negócios geram e implemente diretrizes para melhor atendê-los. Por outro lado, mantenha os bancos de dados com as informações necessárias para que qualquer membro de sua organização possa saber imediatamente a situação geral de um determinado cliente.

2) Comunique-se permanentemente com seus clientes: informá-los sobre as novidades que possam surgir em sua empresa e anunciar a extensão de novos produtos ou serviços. De vez em quando, tenha uma reunião informal com ele, visite seu escritório, saia para comer juntos.

3) Tudo o que você fornecer para um cliente deve ser adequado para ele: Desde a forma e horários de uma chamada para anunciar algo, até os serviços pós-venda que ele recebe, tudo, absolutamente tudo deve ser adaptado aos gostos e particularidades do cliente.

4) Pense sobre os interesses de seu cliente: Tente se conectar sempre com os interesses dos seus clientes, como eles enxergam as coisas, seus princípios e valores. Só assim você pode satisfazê-lo e conseguir um relacionamento duradouro e sustentável.

5) Esteja preparado da melhor forma possível para cada reuniões de vendas

Lembre-se de que um cliente insatisfeito discutirá sua situação com os amigos, uma imagem ruim se espalha mais rápido do que você imagina. Por outro lado, se você estiver preparado, é provável que o cliente se identifique mais e compre seus produtos ou serviços.  Surpreenda o seu cliente de forma positiva, deixe-o saber os seus melhores desejos de sucesso e ofereça-se para colaborar com ele o máximo possível.

6) Ouça muito, fale pouco e conclua junto com seu cliente : O mais importante para um vendedor é abordar seu cliente, conhecê-lo adequadamente e lidar com a reunião de maneira sutil até que o cliente sinta que, ao comprar nosso produto ou serviço, ele ganhará mais dinheiro, direta ou indiretamente, ou porque percebe que com ele expande ou complementa seus serviços

7) Lidar com objeções do cliente como uma fonte primária de abordagem:

Quando alguém responde alguma coisa, no final ele quer ser convencido e permite que o vendedor especialista saiba o que seu comprador precisa ou teme, o que ele quer resolver antes de dizer “sim, eu compro”.

8) Promover empatia. Aproxime-se emocionalmente do seu cliente: Sincronizar nosso modo de proceder com o de nosso interlocutor, necessariamente cria um clima de proximidade e diálogo fluido.

9) Nunca, mas nunca, critique a concorrência: No nível comercial, o respeito e a ética, juntamente com a honestidade ao fazer negócios, são a base de qualquer relacionamento sólido e duradouro.

10) Não discuta com seu cliente: Mude opiniões, sempre tente chegar a um acordo. A discussão só produz que cada um permaneça com sua posição e toda reaproximação entre as partes seja anulada.

11) Nunca minta. Seja sempre sincero: Cedo ou tarde, ele vai perceber o engano, e quando isso acontecer, adeus a sua credibilidade como vendedor, e adeus à boa imagem de sua empresa.

12) Depois de vender, não desista do seu cliente: a venda nunca termina quando um contrato é assinado ou um produto é entregue. Siga com cada serviço e interação com a empresa.  Então você será capaz de não só fazer vendas, mas criar clientes, criar relacionamentos duradouros e produtivos.

E acima de tudo … Mantenha sempre uma atitude positiva e muito otimista!

Muitas vezes, uma venda não é fechada até mesmo depois de várias reuniões com prospecto, e como o fundamental é chegar naquele momento, qualquer ansiedade ou atitude pessimista deve ser totalmente descartada